Pular para o conteúdo principal

Caponata de Berinjela

Essa receita é minha!  Já fiz várias de livro, mas vou postar a que sempre faço e que fica cada vez melhor.  Acho que o tempo e a forma de cozimento fizeram a berinjela perder o amargo, e é por isso que se tornou minha receita favorita.


Caponata de Berinjela
  • 2 berinjelas médias
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 cebolas médias, cortadas em pedaços pequenos e não trituradas
  • 50g de passas brancas
  • sal
Lavar as berinjelas e cortar o cabo.  Cortar rodelas de aproximadamente 2 cm e depois cada rodela em 4 pedaços.  Não descascar: as cascas vão ficar macias durante o cozimento e quase somem.  Cortar as cebolas em pedaços pequenos.

Ferver uma chaleira com água.

Em uma panela grande ou frigideira funda, colocar o óleo de canola para esquentar e refogar a cebola, sem dourar.  Juntar os pedaços de berinjela e dar uma mexida por 1 ou 2 minutos.  Colocar sal por cima delas, sem exagerar, pois vão cozinhar por muito tempo.

Juntar água fervendo até cobrir pela metade as berinjelas e colocar as passas.  Tampar a panela e deixar cozinhando em fogo baixo, por uns 15 minutos.

Ligar o forno, temperatura baixa. 

Quando o líquido tiver reduzido um pouco, passar todo o conteúdo da panela para uma travessa funda de cerâmica ou pirex, cobrir com papel alumínio e colocar no forno pré-aquecido para assar por mais 20 minutos.

Verificar, de vez em quando, se o líquido não vai secar, pois a berinjela deve ficar molhada em seu caldo.

Quando você notar que as cascas estão moles, retirar a travessa do forno e deixar esfriando fora da geladeira.  Amassar com um garfo, sem amassar as passas, passar para um vidro muito limpo e cobrir com o azeite, para conservar.

Pode ficar na geladeira por uns 10 dias.  

Eu uso óleo de canola, que é um dos óleos que atinge maior temperatura na fritura e dizem que faz menos mal para o coração.  Raras vezes frito no azeite, mas se você preferir, retire o óleo e dobre a quantidade de azeite, pois você vai precisar dessas 3 colheres de sopa para cobrir a berinjela depois de pronta.

Comentários