Pular para o conteúdo principal

Mousse de chocolate e Charlotte de Pistache

A foto foi tirada da charlotte depois de pronta, porque se parasse para tirar foto da mousse, ia tudo dar errado.  A mão estava muito grudenta pra largar tudo e procurar máquina.  Garanto que assim ela está mais fotogênica.

Mousse de chocolate é uma dessas receitas que a gente anota quando encontra uma que gosta e que dá certo, e depois não sabe de onde tirou.  Por isso, não tem referência - essa receita está comigo há anos.

Mousse de Chocolate
  • 200g de chocolate de cobertura meio-amargo
  • 30g de manteiga
  • 1 ovo
  • 100ml de creme de leite
Derreter, em uma panela pequena em banho-maria (dentro de outra) o chocolate cortado em cubos.  Acrescentar a manteiga e colocar para derreter junto.  Quando derretidos, misturar bem com um fouet.  A panela vai estar com as laterais igualmente quentes, o que ajuda o processo.

Enquanto o chocolate está derretendo, separe a clara da gema do ovo, e reserve a gema.  Bata a clara em neve.  Quando o chocolate estiver derretido e misturado com a manteiga, tirar a panela do fogo, acrescentar a gema e mexer bem rápido, pois ele vai endurecer.  Juntar o creme de leite e mexer novamente com o fouet para incorporar o creme ao chocolate.  Ele vai ficar ligeiramente mais cremoso.

Por último, acrescentar a clara batida em neve bem firme, com uma colher de pau, misturando de baixo para cima, para não desmanchar a clara.

Se for comer como mousse, separar em potinhos individuais ou em um pote grande e colocar na geladeira por, no mínimo, 3 horas.

Para fazer a charlotte, deixar a mousse no bowl e começar o preparo, conforme abaixo.

Charlotte de chocolate com pistache e nozes
  • 1 receita de mousse
  • 6 a 8 biscoitos champagne
  • 1/3 xícara de licor de cacau
  • 1/3 xícara de leite
  • pistaches e nozes triturados para enfeitar
Os biscoitos champagne foram molhados numa mistura de licor de cacau com leite e arrumados verticalmente em uma forma de alumínio redonda pequena.  O fundo da forma estava forrado de papel manteiga, para a mousse não grudar.  A mousse é despejada no centro dos biscoitos e tudo é levado para a geladeira para endurecer.  Desenformar após 3 horas, retirar a folha de papel da superfície (que antes era o fundo) e cobrí-la de nozes e pistaches levemente triturados.  Deixar na geladeira até a hora de servir. 

Que bom que meu cliente principal é pessoa de bons gostos e princípios!

Comentários