Pular para o conteúdo principal

Peras no vinho branco com especiarias

Adoro fazer peras cozidas!  Esse blog começou com peras cozidas no vinho tinho, aromatizadas com algumas especiarias - ultimamente ando experimentando trabalhar com essas coisinhas maravilhosas que dão cheiro, gosto vida aos pratos.  As peras cozidas no vinho branco com especiarias ficam tão maravilhosas quanto à sua "irmã tinta", porém elas possuem sabor mais delicado: o vinho não é tânico e não tem o gosto das madeiras de envelhecimento, e isso faz que as especiarias se sobressaiam.

Escolhi para essa receita o cravo, a canela em pau e a fava de baunilha.  Assim como a outra pera, considero essa receita uma obra de arte!



Peras no vinho branco com especiarias
  • 6 mini peras, firmes 
  • 6 cravos da índia
  • 1 fava de baunilha
  • 1 pau de canela grande, quebrado em tiras
  • 1/2 garrafa de vinho branco seco
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • um pouco de água
Descascar as peras, mantendo inteiras e com o cabinho.  Retirar a parte de baixo da fruta.   Arrumar as frutas em uma panela funda e de boca pequena, tipo caldeirão, de forma que fiquem o mais juntas possível. 

Juntar o açúcar, a fava de baunilha aberta, canela e cravo.  Se quiser, pode usar também um anis estrelado - vai ficar mais gostosa ainda!

Colocar o vinho branco e completar com água até passar 2 dedos da altura das peras.  Esse líquido vai evaporar bastante enquanto elas cozinham. 

Ligar o fogo em chama média, esperar ferver.  Quando ferver, abaixar a chama do fogo e deixar cozinhando com a panela tampada por aproximadamente 40 minutos ou até que as peras cozinhem e fiquem ainda bem firmes.  Desligar o fogo e esperar esfriar - elas vão acabar de cozinhar ainda nessa calda que está fervendo.

Passar para um vidro de conserva ou para a travessa de servir.  



Minha sugestão:

Acompanhar com sorvete de creme e pistaches caramelizados .



Comentários