Pular para o conteúdo principal

Gratin dauphinois

O Gratin dauphinois é uma receita de batatas cozidas no creme de leite.  Existem diversas receitas, cada uma variando ligeiramente os ingredientes.  Creme de leite puro, creme de leite e leite, somente leite, mas todas usam queijo. 

Eu escolhi o emmental em tirinhas porque ele fica muito bonito quando gratinado.  Ou gruyère.  Pode usar o queijo parmesão, mas diminua um pouco o sal.

As batatas não vão ser previamente cozidas, elas vão cozinhar dentro do creme no forno e, por isso, devem ser finas.


Gratin Dauphinois
  • 3 batatas grandes
  • 1 caixa (200ml) de creme de leite
  • 200ml de leite
  • noz moscada
  • sal, pimenta do reino
  • 100g de queijo ementhal ralado grosso (como tirinhas)
Lavar e descascar as batatas, cortar em rodelas muito finas.  Não lavar novamente - o amido que solta das fatias é importante para manter as batatas unidas na hora de assar.
 
Ligar o forno em temperatura 180 a 200 graus.
 
Untar uma travessa de porcelana ou refratário com manteiga.  Arrumar as rodelas de batatas cruas.

Em um bowl, colocar o creme de leite, o leite, um pouco de noz moscada em pó e sal.  Prove para ver se está bom, você não vai ter como colocar mais depois.  A batata já está completamente sem sal e ela vai absorver esse sal daqui. 
 
Por cima de tudo, espalhar o queijo ralado em fatias.  Cobrir com papel alumínio, sem apertar muito.  Isso serve para cozinhar as batatas e evita que espirre no seu forno.
 
Colocar no forno já quente e deixar assando uns 20 minutos coberta. Levantar o alumínio e verificar com um garfo se já estão parcialmente cozidas.  Caso positivo, retire o papel alumínio e deixe assando mais uns 15-20 minutos até o queijo gratinar e o líquido desaparecer - o que é sinal que ele já foi absorvido pelas batatas.

Servir quente ou morno, dependendo do clima lá fora! 

Comentários