Pular para o conteúdo principal

Morangos & Tortas

Sim, o nome é esse mesmo: muitos morangos e muitas tortasGosto muito de doces com frutas para sobremesa.  Elas nos oferecem uma infinidade de possibilidades de criar, e receitas morango aparecem espalhadas em todos os livros.



 


Torta Crocante de Morango
(livro Petit Larousse Fruits)
  • 1 disco de massa folhada grande redondo ou retangular, em supermercado
  • 250g de amêndoas 
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 a 3 caixas de morango
Untar uma forma de torta de metal de aproximadamente 20cm de diâmetro e altura de 5cm com manteiga e abrir nela a massa folhada, a ser retirada do congelador 30 min antes de usar.

Triturar as amêndoas no processador junto do açúcar.  Essa farofa deve ser espalhada no fundo da forma, por cima da massa.  Essa mistura serve para secar a água que se desprende das frutas e não encharcar a massa.

Cortar os morangos ao meio, no sentido do comprimento, retirando as folhinhas. Colocar as metades do morango, parte cortada para baixo, arrumadas por cima.  Salpicar um pouco de açúcar (uma colherinha extra) por cima da fruta e colocar no forno até a massa folhada dourar.  Espere dourar mesmo as bordas, pois embaixo ela não estará tão assada quanto essas bordas. Desenforme com cuidado.


Dica: Pode-se colocar uma geléia por cima, para dar um "brilho" na superfície das frutas. Diluir em uma panelinha um pouco de geléia de damasco com um pouco de água e espalhar com um pincel de untar por cima das frutas, com cuidado.

Massa de torta
(livro Around my French Table)
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (café) de sal
  • 6 colheres (sopa) de manteiga gelada, em pedacinhos
  • 1 ovo grande
  • 1 colher (sopa) de água gelada
Colocar no processador de alimentos:  farinha, açúcar, sal e bater para misturar. 
Acrescentar a manteiga em cubos e bater para ela se esfarelar e unir ã mistura anterior.  Juntar o ovo e continuar batendo.  Juntar a colher de água gelada.  Não bater tempo demais.

Colocar essa massa direto numa forma de torta de aproximadamente 25cm de diâmetro, baixa, e levar ao congelador por 30 min.

Arrumar por cima as frutas e levar ao forno para assar. 


Torta de morango com cheesecake
Essa é a que estou sem a receita.  A massa para a torta é a mesma anterior, feita no processador.  O problema é que não lembro de onde saiu esse recheio.  Vou ficar devendo...

Na segunda torta, os morangos soltaram um pouco de água, mas a massa não ficou molhada porque essa massa absorve o líquido.

Ah, e lembre-se que massa folhada NÃO assa em pirex ou cerâmica: fica crua.  Tem que ser forma ou tabuleiro de metal, antiaderente ou não. Dica do vendedor da massa folhada. 

Comentários

  1. Amiga incentivadora: agora já é possível colocar comentários e enviar por email.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica da massa folhada! Quando souber o recheio da torta com cheesecake não esqueça de passar!Bjka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei, quem disse que eu lembro qual dos livros? Bjks e a promessa tá anotada!

      Excluir
    2. Valeu, amiga! Agora fiquei animada para fazer! Bjka

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.