Pular para o conteúdo principal

Tigelinha de Bacalhau

Não sei como traduzir brandade de morue, que é o nome oficial da receita.  Muito fácil de fazer.  Tem restaurante que coloca esse nome no cardápio e a gente fica tentando imaginar do que se trata.  É um bacalhau desfiado com purê de batata.

Peixe e frutos do mar são praticamente interditados aqui em casa.  Peixe fresco na geladeira, nem pensar - vai levar um tempão para o cheiro sair.  Agora, se der vontade de comer, é da feira pro fogão, do fogão para a travessa.  Mas isso não quer dizer que eu não vá colocar as receitas.  Coloco, mas a foto será provavelmente de algum mar azul...  Mas esse bacalhau eu fiz em fim de ano, para experimentar.  E adorei!

Tigelinha de bacalhau


Tigelinha de bacalhau do meu jeito
  • 500g de bacalhau
  • 4 batatas médias
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 100ml de leite, aproximadamente
  • 2 cebolas grandes, picadas em pedaços médios
  • azeite de oliva
  • farinha de rosca
  • sal e pimenta do reino
Tirar o bacalhau da embalagem, colocar dentro de um recipiente com água fria, e deixar dentro da geladeira por uma noite inteira.  Tentar trocar a água umas 3 vezes, para dessalgar.

Em uma panela funda, colocar o bacalhau dentro com uma água nova, ligar o fogo e cozinhar por 20 minutos, contados a partir da fervura da água.  Não esperar ele começar a desfiar, se cozinhar antes, retire antes.

Assim que cozido, escorrer em uma peneira e deixar amornar, antes de desfiar e catar todas as espinhas e cartilagens.  Deixar o bacalhau desfiado em recipiente aguardando.

Cozinhar as batatas descascadas até ficarem macias em água com sal.  Escorrer a água e amassar em forma de purê dentro da panela mesmo.  Juntar a manteiga, mexer até dissolver.   Colocar o leite aos poucos e mexer até incorporar à batata.  Não colocar muito leite, o purê deve ficar mais firme. 

Em uma frigideira grande, colocar um pouco de azeite, esperar esquentar e colocar as cebolas para refogar.  Não deixar que fiquem claras, esperar até dourarem, sem queimar.  Desligar o fogo.

Passar o purê para um bowl, juntar o bacalhau desfiado e a cebola refogada. Misturar tudo.  Untar travessa grande ou refratários individuais, que possam ir ao forno, e colocar a mistura de bacalhau.

Cobrir com farinha de rosca toda a superfície.  Escorrer um fio de azeite por cima de tudo, para molhar a farinha de rosca e fazer com que gratine ao ir ao forno.

Colocar no forno pré aquecido alto por uns 20-30 minutos.  só o tempo de gratinar.  

Dicas:

Não colocar sal na água, bacalhau já é bastante salgado.  Na dúvida, deixe para colocar o sal no purê depois de pronto pronto, provando.

Se o bacalhau murchou muito ao cozinhar, diminua a quantidade de batata, para não ficar muito purê e pouco bacalhau.

Essa receita é boa para fazer quando tem visitas, porque pode ser preparada com antecedência.  Mas lembrar de tirar o refratário da geladeira uns 20 minutos antes de colocar no forno para não quebrar.

Comentários