Pular para o conteúdo principal

Berinjelas ao forno

A berinjela é pequena mesmo.  Inacreditavelmente pequena.  Coloquei uma faca ao lado para vocês terem idéia: a lâmina da faca tem 9 cm... Fui passear na feira e dei de cara com elas.  De tão pequenas, são vendidas em bandejas com 15 a 20 unidades.  Assei todas em uma vez, e resolvi fazer conserva com a metade.

Já tinha essa receita, chama-se aubergines au four, tout simplement (beringelas ao forno, simplesmente).  Quando esfriou, coloquei em vidro e cobri de azeite.  Diferentemente da receita de caponata, essa fica ligeiramente amarga, o gosto típico da berinjela e do picles.  São ótimas para beliscar, com uma fatia de pão campagne, regado de azeite.



Berinjelas ao forno
(livro Petit Larousse de Légumes)
  • 4 berinjelas (usei as 15 mini)
  • 8 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho espremidos
  • galhos de alecrim fresco ou 2 colher (chá) de alecrim desidratado
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta do reino
Pré-aquecer o forno em 180 graus.

Lavar as berinjelas, cortar o cabo, e cortar ao meio no sentido do comprimento.  Fazer cortes diagonais na parte interna dela.

Colocar em uma travessa refratária bem juntas uma da outra, metades abertas para cima, colocar um pouco de alho no corte de cada uma delas, no corte, regar de azeite, salpicar o alecrim (retirado do galho), queijo parmesão, sal e pimenta do reino.  Cobrir com uma folha de papel alumínio e colocar para assar.  Depois de 15 minutos, retirar o papel alumínio e assar mais 15 minutos.
Assim que assarem, retirar do forno e servir quentes ou frias. 
Pequena, mini e micra...
Um comentário importante:  as tais mini berinjelas tinham espinhos no cabinho verde, que é para ser cortado fora.  Cuidado ao pegá-las para não espetar o dedo.

Comentários