Pular para o conteúdo principal

Madeleines

Madeleines são bolinhos em forma de concha, feitos com ovos e um toque de limão.  Foram inventados por uma moça chamada Madeleine Paulmier, serviçal de uma marquesa, em torno de 1755, em Commercy.

Contam que às vésperas da Segunda Guerra Mundial,  os viajantes das estradas de ferro francesas que passavam por essa cidade se espremiam nas portas dos vagões para ver as moças com grandes cestas vendendo esses bolos.  Faziam o maior sucesso - os bolos e as moças!


Madeleine
(adaptei do livro Petit Larousse de la Cuisine*)
  • 2 limões
  • 200g de manteiga
  • 4 ovos
  • 200g de açúcar
  • 225g de farinha de trigo
Raspar a casca de 2 limões.  Derreter 180g de manteiga.  Quebrar os ovos em uma terrina e juntar o açúcar e bater (ou usar batedeira) com um fouet.  Juntar a raspa da casca de limão, depois a farinha e a manteiga derretida, misturando bem entre cada adição.

Deixar essa massa repousando na geladeira por 1 hora.

Pré-aquecer o forno a 190 graus.  Untar as formas de madeleine (em torno de 3 placas de 12 furos), enchendo até 2/3 de cada furo.  Assar por 10-12 minutos.

Desenformar as madeleines assim que saírem do forno e deixar esfriar sobre uma grade.  Elas se conservam alguns dias em um vidro herméticamente fechado.


* Não vi fermento nessa receita, já procurei mais de uma vez...  Quando eu fiz, coloquei 2 colheres (chá) de fermento Royal.  Outras receitas usam, resolvi acatar.


Comentários