Pular para o conteúdo principal

Pavê de pessego com torta di mandorle

O pavê da foto fiz para o dia de Natal, e são duas receitas independentes: a de pavê e a base, feita de uma massa de bolo de amêndoas.  Chamado de Ligurian Almond Cake e Torta di Mandorle no livro, ele diz que
"Na região italiana da Liguria, onde a capital é Gênova, as árvores de amêndoa crescem abundantemente, assim como crescem na Sicília, que é a maior região produtora de amêndoa da Itália.  A cozinha das duas regiões é semelhante devido a estarem separadas somente pelo mar Tirreno, e sempre houve um contato grande entre essas regiões.  Ligeiramente parecido com o Gâteau Breton, este bolo denso é perfeito com uma taça de vinho doce ou com uma xícara de chá.  Como sobremesa, deve ser guarnecido de frutas."

Torta di Mandorle
(livro Bake!)
2 1/2 xícaras de amêndoas descascadas *
1 1/2 xícara de açúcar
2 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento Royal
1/4 colher (chá) de canela em pó
340g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de raspa de casca de limão siciliano
5 ovos grandes

Pré aquecer o forno a 200 graus.

Misturar amêndoas e açúcar no processador de alimentos e triturar.

Na bacia da batedeira elétrica, misturar essa farinha de amêndoas com farinha de trigo, fermento, e canela e bater com velocidade baixa por 1 minuto.  Juntar a manteiga e bater até absorver.

Juntar 2 ovos e a raspa de limão e bater.  Aumentar a velocidade para médio e bater por 1 minuto.  Juntar mais 2 ovos e continuar batendo.  Acrescentar o último ovo e bater novamente.

Despejar a mistura em uma forma de bolo ou de bolo inglês previamente untada e assar até o bolo ter crescido e ficado dourado, e com o seu interior seco - experimentar espetando um garfo, que deve sair limpo.  Isso leva em torno de 45-50 minutos.

Esperar uns 5 minutos antes de desenformar


Pavê de pessego com torta de mandorle
  • fatias do bolo suficientes para cobrir o fundo da travessa
  • 1 taça de licor Amaretto
  • 3/4 xícara de leite
  • 1 ovo (separar clara e gema)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 caixa de creme de leite 
  • 2 1/2 caixas de cream cheese 
  • 1 1/2 lata de pessego em calda
Forrar o fundo do pirex com as fatias de bolo.  Misturar o leite ao licor de amêndoas e regar por cima do bolo, para que fiquem completamente molhadas, sem sobrar líquido no fundo do pirex.

Bater a clara em neve.  Em outro bowl, bater a gema de ovo com o açúcar e acrescentar o creme de leite, cream cheese, continuando a bater com a batedeira.  Juntar a clara batida em neve e misturar com uma espátula.

Despejar o creme por cima do bolo, formando uma camada grossa de uns 3 dedos de creme.  Cortar o pessego em calda (descartar a calda) em fatias finas e colocar por cima de creme para preencher toda a superfície do pavê.

Colocar para gelar por 2 horas antes de servir.


* Para descascar as amêndoas, colocar em uma panela as mesmas e cobrir com água fervendo, deixando continuar a ferver por 2 minutos em fogo alto.  Escorrer as amêndoas em um escorredor de massas, esperar uns minutos até conseguir segurar as sementes, apertar ligeiramente a pele e a semente vai pular de dentro.  Fazer isso uma a uma.  Colocar as amêndoas descascadas espalhadas em uma assadeira grande forrada de papel toalha para secarem.

Comentários