Pular para o conteúdo principal

Peru assado

A receita é de frango assado, e o nome original é frango assado para preguiçoso (na cozinha).  Não me culpem, está assim no livro.  Troquei para peru assado, precisava para Ano Novo.  Resolvi testar fazendo essa receita, deu certo.

Peru assado
(bastante adaptado do livro Around my French Table)
  • azeite de oliva
  • 1 fatia de pão de forma
  • 1 peru de 2,5kg em temperatura ambiente (descongelar 1 dia antes)
  • sal e pimenta do reino 
  • 2 galhos de alecrim, tomilho e oregano
  • 1 cabeça de alho, cortada ao meio, sem descascar (não é um dente, é o conjunto)
  • 2/3 xícara de vinho branco seco
  • 4 batatas pequenas, escovadas e cortadas em quartos
  • 2 cenouras descascadas, cortadas em bastões pequenos
  • 1 cebola descascada e cortada em quartos
Pré-aquecer o forno a 230 graus, forte.

Untar um tabuleiro de metal (alumínio, ferro, aço) com azeite e colocar a fatia de pão no centro.

Temperar o frango por dentro com sal e pimenta do reino e colocar 1 galho de cada erva dentro dele, assim como a metade da cabeça de alho com casca.  Colocar o frango na assadeira, por cima da fatia de pão.  Colocar a outra metade do alho em volta, assim como os restantes galhos das ervas.  Regue com algumas colheres de azeite e vinho branco.  Colocar assadeira dentro do forno.

Se gosta de assar os vegetais junto com o peru, espere até ele tenha assado por 45 minutos.  Então, retire a assadeira do forno, coloque batatas, cenouras, cebola em volta e azeite por cima deles, temperar com sal e pimenta do reino.  Regar com o resto do vinho branco e devolver para o forno por mais 45 minutos.  

O peru está assado quando você espetar um garfo de assar nele e a água que sair esteja incolor.  Enquanto estiver rosada ou leitosa, ele não assou.  

Deixar na assadeira por 5 minutos antes de servir, coberto de papel alumínio, para manter quente. 

Caso queira um molho, retirar os vegetais e coloque ao lado do frango, colocar a assadeira sobre a chama do fogão, acrescentar 1/2 xícara de vinho branco ou água e mexer para desgrudar as casquinhas da assadeira.

Algumas informações do livro e minhas:

A função da fatia de pão é absorver a gordura que sai do frango/peru e escorre para o tabuleiro.  Diz a escritora que ele fica crocante e todos querem comer, mas eu jogaria fora esse excesso de gordura desnecessária para meu fígado.


Coloco um papel aluminio nos primeiros 30 minutos cobrindo a ave, para cozinhar sem ressecar.  Depois retiro e deixo dourando.

Não usei batatas e cenouras em minha receita, só a cebola e alho para temperar.  Nem usei orégano, só gosto dele em pizza.

Comentários