Pular para o conteúdo principal

Salmão assado com molho de pimentão

Salmão é um peixo muito apreciado por aqui.  De carne rosada e filés carnudos, geralmente é feito grelhado, mas não esse.  Essa receita manda fazer no forno, e o molho separadamente.  Gostei da praticidade.  A foto não é de peixe, mas de uma cidade na Itália com um mercado de peixe muito bacana: Veneza!

Foto: Wikimedia Commons
Salmão assado com molho de manjericão e pimentão
(livro Le Cordon Bleu Pratos de Verão)
  • 2 pimentões vermelhos
  • 100ml de azeite
  • 4 filés de salmão, sem escamas mas com pele
  • 30ml de óleo de canola, girassol ou milho
  • 30g de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão fresco, cortado em tiras
  • sal e pimenta do reino
Aquecer o forno a 220 graus.  Pincelar os pimentões com um pouco de azeite, colocar arrumados em tabuleiro e levar ao forno por 15-20 minutos ou até a pele ficar preta e com bolhas, e eles macios.  Colocar em travessa e cobrir com película plástica para que suem e facilite tirar a pele.  Deixe esfriar, retirar a pele, cortar ao meio e raspar as sementes.

Para preparar o molho, colocar os pimentões em um processador, adicionar o azeite restante e processar até obter um purê liso.  Temperar com sal e pimenta do reino e passar para uma panela pequena.

Temperar os filés com sal e pimenta do reino moída.  Aquecer o óleo misturado com a manteiga e fogo alto, em assadeira que possa ir do fogão para o forno (tabuleiro).  Colocar o salmão no tabuleiro com a pele virada para cima e levar ao forno por 2 minutos.  Virar o filé e deixar assar por mais 6 minutos ou até estar bem cozido. e a pele ligeiramente dourada.

Aquecer ligeiramente o molho e adicionar o manjericão.  Colocar o filé de peixe no prato, e o molho em torno.


Comentários