Pular para o conteúdo principal

Soufflé de queijo

Soufflé é aquela receita que, quando dá certo, fica muito bonita e muito gostosa.  Traduzido do francês significa "soprado, inflado". Não dá todo o trabalho que dizem, basta seguir alguns passos que não devem ser ignorados, e que escreverei no fim da receita.

Soufflé de queijo
(livro Petit Larousse de la Cuisine)
  • 150g de queijo comté ou beaufort
  • 400ml de molho béchamel (receita do mesmo livro postada abaixo)
  • 4 ovos
Preparar o béchamel, já com sal, pimenta do reino e noz moscada.  Depois misturar o queijo ralado.  

Pré-aquecer o forno a 220 graus.  Bater as claras em neve com uma pitada de sal.  No béchamel, juntar as gemas, uma a uma, misturando bem entre cada adição, preferencialmente com um fouet.

Acrescentar, delicadamente, as claras batidas em neve, misturando devagar com uma colher de pau, sempre no mesmo sentido.

Untar uma forma de soufflé com manteiga até a borda, e encher com o preparo.  Assar por 30 minutos sem abrir a porta do forno.  Servir imediatamente.

Molho béchamel - base do soufflé
(mesmo livro)
  • 500ml de leite
  • 30g de manteiga
  • 30g de farinha
  • sal, pimenta do reino, noz moscada
Colocar em uma panela a manteiga para derreter e acrescentar logo a farinha de trigo.  Misturar para cozinhar farinha por 3 minutos.  Acrescentar o leite frio dentro e mexer vigorosamente para dissolver os caroços, de preferência com o fouet, que faz esse trabalho muito bem.

Deve ser utilizado imediatamente, e mantido quente, para não formar uma película na superfície quando esfria.  

Meus comentários:

Queijo comté é difícil de ser encontrado.  Substitua por queijo gruyère na falta do outro.

O recipiente para sufflé deve ser o ramequin, individual ou grande.  É um pote de cerâmica e de borda alta e parede vertical.  Tem suas razões: a casquinha em cima deve ter o mesmo diâmetro que o soufflé, para não transbordar quando crescer.

Comentários