Pular para o conteúdo principal

Tartiflette

A tartiflette é uma batata feita no forno com um queijo dos Alpes franceses chamado reblochon.  Ele tem casca dura e interior mole, e derrete bem quando colocado sob calor.


Tartiflette Savoyarde
(folheto recebido em feira de produtos regionais)
  • 500g de batatas
  • 2 cebolas médias
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 250g de toucinho ou bacon
  • 1 queijo reblochon
Em uma frigideira, dourar as cebolas fatiadas junto dos cubos de toucinho por 10 minutos.

Lavar e descascar as batatas, fatiar em rodelas finas.  Colocar em panela com água e cozinhar por 20 minutos.  Escorrer.

Pré-aquecer o forno a 220 graus.

Cortar o queijo reblochon ao meio no sentido horizontal e colocar sobre as batatas, casca virada para cima, aberto para baixo.

Assar por 20 minutos ou até que o queijo derreta completamente por cima das batatas.  Servir em seguida.


Achei que seria difícil encontrar o queijo, mas uma amiga trouxe da Queijaria Escola Frialp.

Um pouco de Annecy

Os Alpes franceses possuem cidades lindas, e me recomendaram conhecer a "Veneza francesa", cidade chamada Annecy.  E lá fomos, vindos de Lyon por trem.  Aliás, é muito legal subir os Alpes de trem, ele vai parando em mini cidades, com aqueles chalés de filme.  Annecy ao lado de um lago de mesmo nome, lindíssimo, formado pelas águas de degelo.  Ele é imenso, você não consegue enxergar o outro lado, e é possível fazer passeios de barco por ele.  Tudo bem, se fosse inverno eu não iria, mas fiz o passeio - faz parte do charme da cidade.  E o vento?  Venta, e bem.  Mesmo não sendo inverno, passamos um bom frio.  Chegando na cidade, comemos comemos essa batata lá em um restaurante entre nosso hotel e o centro histórico, com vista para os canais.  Qualquer comida que queimasse a língua era super bem vinda!

Comentários