Pular para o conteúdo principal

Galette des Rois

A galette des Rois é uma torta que se come tradicionalmente, na França, no Dia de Reis - 6 de janeiro.  É originalmente composta de massa folheada e recheio de frangipane, um creme de amêndoas.  Pode ser também recheada de frutas, e foi essa que eu fiz.

Durante essa semana encontrei várias receitas de galette, cada uma do seu jeito, e acabei adaptando uma delas.   A receita dizia para dourar as maçãs na manteiga antes, mas pulei essa etapa.  Preparei o caramelo de manteiga salgada, uma receita típica da Normandia, e coloquei dentro, junto com as maçãs, e ficou assim...



Galette des Rois de maçã e caramelo de manteiga salgada

  • 1 rolo de massa folhada Arosa
  • 4 maçãs Fuji, descascadas e sem miolo
  • 1 receita de caramelo au beurre salé (manteiga salgada)
  • 1 gema de ovo
Retirar a massa do congelador meia hora antes de montar a torta para ir ao forno.  Pré-aquecer o forno a 200 graus durante essa meia hora antes da torta entrar nele.

Descascar as maçãs, retirar o miolo e cortar em fatias bem finas, preferencialmente usando uma mandoline (fatiador de legumes).


Preparar em uma panela pequena o caramelo com a manteiga salgada, conforme receita abaixo.  Esperar esfriar na própria panela, para usar.


Abrir a massa em cima do mármore, deixando o plástico de proteção que vem nela.  Colocar as maçãs em fatias de forma a ocupar metade da superfície, formando uma camada grossa.  Espalhar por cima o caramelo.  O meu ficou esfarelando pois fiz um caramelo bem claro e com um pouco mais de manteiga que o pedido, o açúcar não ficou grudento.  Use a quantidade informada abaixo.


Fechar a massa cobrindo com a outra metade - não é preciso partir em 2 pedaços, feche como se fecha um pastel.  Ao invés de amassar as bordas, dobrar a borda de baixo por cima da de cima, como se fizesse uma bainha com os dois pedaços.  A massa folhada tem que subir nas bordas e amassar com o garfo deixará ela achatada. 

Passar a massa de cima da pia para dentro de uma assadeira de metal untada ou anti-aderente.  

Espalhar a gema de ovo sem diluir por cima da massa folhada com a ajuda de um pincel de silicone.  Ela tem que ficar bem grossa para formar a crosta dourada, típica da galette.


Assar em forno alto, supervisionando.  Primeiro a massa vai começar a dourar e soltar uma água - é a água da maçã, que vai encharcar o tabuleiro.  Deixar essa água ir secando, como se fosse uma calda caramelizada.  É muito importante ficar olhando, assim que secar, retirar o tabuleiro do forno e imediatamente, com a ajuda de 2 espátulas, retirar a galette para o prato de servir.  Se esperar qualquer minuto, ela vai colar no tabuleiro!


Esperar esfriar um pouco e servir, pura ou acompanhada de sorvete de creme.



Usar faca afiada para cortar e não desmontar a galette
Caramelo de manteiga salgada
  • 200g de açúcar
  • 100ml de água
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite
  • 60g de manteiga com sal
Colocar em uma panela pequena o açúcar com a água, e mexer.  Deixar fervendo até que a água comece a evaporar, formar umas borbulhas grandes, e ele começar a ficar cor de caramelo claro.  Cuidado, ele passa de claro para queimado muito rápido.  

Desligar o fogo, e derramar o creme de leite (cuidado: vai espirrar!), e mexer.  Colocar a manteiga e mexer, religar o fogo e misturar até todos os ingredientes se unirem.  Desligar o fogo e esperar esfriar.


Feliz Dia de Reis!

Comentários