Pular para o conteúdo principal

Crème brûlée de baunilha

Crème brûlée todos já comeram.  Acredito que tenha sido sempre em restaurante, porque acha que vai dar muito trabalho.  Nada disso!  Nem é preciso ter um dourador especial para isso: pode usar a função grill de forno elétrico, a gás, ou do micro-ondas, então não faltam soluções.  Basta lembrar de usar a potência mais alta para realizar rapidamente a tarefa sem esquentar o creme, que deve permanecer gelado e firme.

Crème brullé


Crème brûllée de baunilha
(livro 400 recettes de gratins)
  • 4 ovos
  • 80g de açúcar
  • 400ml de creme de leite
  • 75g de açúcar cristal escuro (para a crosta)
  • 1 fava de baunilha (ou 1 colher de café de essência)
Em uma saladeira, colocar a metade do creme, ovos e açúcar.  Bater tudo com uma batedeira elétrica para obter uma mistura cremosa.

Pré-aquecer o forno a 150 graus.  Colocar o resto do creme em uma panela pequena com a fava de baunilha cortada ao meio.  Deixe esquentar lentamente até que a mistura ferva.  Desligar o fogo e deixar em infusão por 5 minutos.   Retirar a fava e derramar esse creme, pouco a pouco, por cima da mistura ovos/açúcar sem parar de bater.

Dividir essa mistura em 4 ramequins (potes individuais, como na foto).  Cozinhar em banho-maria no forno durante 25 minutos.  Esperar esfriar e colocar os potinhos por, no mínimo, 2 horas para gelar na geladeira.

Antes de servir, salpicar a superfície dos cremes com açúcar cristal escuro (cassonade) e caramelizar no grill por 2 minutos.  Servir sem demora.

Comentários