Pular para o conteúdo principal

Marinadas exóticas para cocottes

Diz o livro À chacun sa petite cocotte que essas "quatro bases de marinada, que evocam o sol, se adaptam à uma infinidade de receitas que ficam perfeitas em cocottes".

Esse post vai se muito útil. Ontem fiz uma para frango: mostarda anciènne, mel, sal, pimenta do reino, um tico de suco de limão e azeite.  Misturar em um bowl,  e passar as sobrecoxas de frango: ficam douradíssimas!

Regras gerais das marinadas

Deixar impregnar os ingredientes, cortados em pedaços pequenos, dentro de sua marinada por no mínimo 1 hora e dentro da geladeira.  Quanto mais tempo a comida ficar na marinada, melhor será o seu perfume.

Marinada agri-doce
Para o frango e carnes brancas: mel + suco de laranja + vinagre branco + cebolas picadas + molho soja

Marinada thai
Para frango, peixe, carnes brancas e vermelhas, e legumes: ketchup + mel + gengibre em pó + alho + molho soja + caldo de carne + sementes de gergelim

Marinada indiana
Para carne branca e frango: iogurte + ervas tandoori *

Marinada tahiti
Para peixes e carnes
leite de coco + suco e raspas de limão verde + sal e pimenta do reino

* Ervas tandoori no Wikipedia é uma mistura de todas ou parte dessas ervas: pimentão, páprica, alho, pimenta vermelha, tomilho, coriandro, sal, cominho, pimenta do reino, aipo, cominho, alecrim, cravo, louro e canela.

Cocottes são pequenas panelinhas, em ferro ou em porcelana, destinadas a cozinhar pequenas quantidades ou uma apresentação jolie de um prato na mesa, em porções individuais.  Tenho um par, e guardo carinhosamente para pratos de inverno, para se manterem bem quentinhos à mesa.

Comentários