Pular para o conteúdo principal

Couscous marroquino de frango e abobrinha

O couscous marroquino não é muito conhecido por aqui, mas nos livros de receita franceses é apresentado como taboulé, em forma de prato único ou salada.  Gosto mais da receita quente, mas quando é somente feito com legumes, vira salada. Como carboidrato, pode substituir o arroz, batata ou outro acompanhamento de carne.  Resolvi fazer um prato que fosse único, e rápido.  Escolhi fazer o meu couscous com frango.



Couscous de frango com abobrinha
  • 1 abobrinha pequena cortada em cubinhos
  • 1 pacotinho de couscous (a caixa vem com 5 de 100g)
  • 1 colher de sopa de óleo de canola
  • 1 cebola média picada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 colher (café) de tempero Has el Hanout da Bombay Herbs
  • 2 peitos de frango sem pelo e sem osso, cortado em cubos
  • sal
  • água fervendo (deixar em uma chaleira)
Em uma frigideira grande e funda, colocar o azeite e a cebola para dourar.  Quando ela começar a ficar transparente, juntar os cubos de abobrinha e fritar por 3-5 minutos em fogo médio, mexendo sem parar para não escurecer a cebola.  Temperar com sal, juntar um pouco de água para cozinhar a abobrinha (um pouco, menos da metade da altura).  Testar se ela está cozida mas ainda firme (não deixe ficar mole, perde o gosto).

Em um bowl de louça ou vidro, despejar o trigo e deixar ao lado do fogão.  Quando a abobrinha estiver cozida, escorrer os líquidos da frigideira sobre uma peneira por cima do trigo de couscous, que deve ser hidratado com a água de cozimento do legume para dar gosto.  A quantidade de caldo deve ter sido muito pouca, então complete com água fervendo até cobrir o trigo e passar um pouco (veja a proporção trigo/água na caixa).  Se sua abobrinha não deixou líquido na frigideira, use água com 1/4 de cubo de caldo de legumes - cuidado para não ficar salgado.  Reserve a abobrinha em um outro bowl.

Pegue a mesma frigideira e coloque o óleo, em fogo alto.  Juntar o frango para fritar e dourar.  Assim que ele passar de rosado para branco, salpicar o tempero Has el Hanout por cima, e mexer com a colher de pau para envolver todos os pedaços do frango, que vai rapidamente pegar cor e dourar.  Ficar mexendo até o frango cozinhar por dentro.  Desligar o fogo.

Pegar o bowl com o trigo hidratado, separar com o garfo para soltar.  Provar, o gosto não pode ser forte porque ainda vai entrar os outros ingredientes, por isso eu não coloquei sal, somente o sal da água do cozimento do legume.

Na travessa de servir, misture o trigo com a abobrinha e cebola fritos.  Coloque por cima os cubos de frango temperado e sirva imediatamente.  Se o trigo com abobrinha esfriou, esquente por 30 segundos no micro-ondas antes de juntar o frango.

Comentários