Pular para o conteúdo principal

Brioche da Iza

Maria Antonieta, rainha da França casada com o rei Luiz XVI  era detestada pela corte francesa.  Ficou famosa por várias razões, uma delas ter perguntado ao povo francês, faminto "o povo está passando fome sem pão?  que comam brioche..."  Certamente, a rainha não conhecia a lista de ingredientes de um pão comum e de um brioche...  A maior diferença é a manteiga, que deixa esse pão super gostoso.  Conheço um site francês com receitas de brioche absurdamente bonitas!  Nem de longe o meu ficou visualmente parecido com os dela, mas o gosto de pão quentinho, com manteiga e açúcar... A receita dela é de preparo um pouco mais rápido que a outra receita de brioche que postei.

Brioche com geléia de damasco

Brioche da Iza
(site da Pâtisserie de Iza)
  • 350g de farinha
  • 80g de manteiga amolecida
  • 2 gemas de ovo
  • 140ml de leite morno
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 pacote de açúcar baunilha
  • 10g de fermento para pão (2 saquinhos)
  • 2 pitadas de sal 
  • leite com açúcar para pincelar o brioche
Em um pirex fundo, colocar o leite morno.  Juntar 1 colher de açúcar.  Colocar o fermento, mexer e cobrir com um pano de prato limpo, deixando repousar 10 minutos.

Em um outro bowl, grande, colocar a farinha, açúcar e sal. Misturar.

Juntar nos ingredientes secos a mistura de leite + fermento e acrescentar os ovos.  Mexer com uma colher de pau.  Quando a mistura ficar difícil de misturar, juntar a manteiga mole cortada em pedaços pequenos. 

Passar a massa para uma superfície enfarinhada e amassar durante 10 minutos.  Colocar a massa de volta no bowl limpo, cobrir com um pano e deixar em local quente (por exemplo, em cima da geladeira) por 1h 30minutos para a massa dobrar de volume.

Retirar a massa do bowl e colocar novamente sobre a superfície enfarinhada e amassar para retirar o gas.  Cortar com uma faca a massa em 6 pedaços, fazer bolas (do tamanho de bola de tênis) e arrumar dentro da forma de brioche de silicone grande ou em forma de bolo inglês untada, arrumadas lado a lado.

Ligar o forno bem quente, a 200-220 graus.

Pincelar leite com açúcar e deixar novamente dobrar de volume.  Colocar no forno para assar por 20-30 minutos, estará pronto quando a superfície estiver dourada e o pão firme.


Comentários