Pular para o conteúdo principal

Caracol de passas

Resolvi experimentar fazer uma receita de pão adocicada parecida com brioche recheado de passas.  Era fim de tarde de um fim de semana chuvoso quando vi a foto em um site francês - fiquei com água na boca...  A receita era com passas pretas, eu tinha em casa passas brancas - tenho usado mais elas ultimamente porque são mais doces - então fiz a troca.  Não me arrependi!


Caracol de passas
  • 250g de farinha de trigo
  • 1 pacote de fermento instantâneo de pão
  • 80ml de leite morno
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 colher (café) de sal
  • 40g de manteiga
Colocar na batedeira de fazer pão a farinha, açúcar e sal.  Juntar o fermento em pó e misturar tudo.  Amornar o leite (não deixe esquentar muito) e jogar sobre os ingredientes secos e ligar a batedeira na velocidade baixa - para pão.  Bater a massa por 2 minutos, acrescentar a manteiga cortada em pedaços pequenos.  Deixar bater a massa por 10 minutos.  Se for preparar com a mão, amassar até que a manteiga se incorpore completamente com a massa.
Passar para um bowl, cobrir com um pano e prato e colocar em um local quente e seco para crescer (em cima da geladeira, perto do fogão, ao lado da cafeteira) por 1h 30 minutos.

Após 1h 30 minutos, ligar o forno a 200 graus.

Depois de ligar o forno, amassar a massa para retirar o excesso de ar, abrir com um rolo formando um retângulo (da melhor maneira que conseguir) e espalhar por cima a mistura de açúcar cristal, canela e salpicar de passas.  Enrolar a massa como um rocambole, pelo lado mais largo, para dar menos voltar.  Com uma faca afiada, cortar fatias do "rocambole"de aproximadamente 1 dedo de largura, e arrumar em um tabuleiro grande, forrado com papel Dover ou papel manteiga.  Essa tarefa deve levar uns 15 minutos, tempo necessário para o forno estar bem quente.

Colocar o tabuleiro para assar os pães por aproximadamente 20 minutos, observando se estão ficando dourados e assados.

Retirar o tabuleiro do forno e deixar esfriando em cima do fogão e somente quando estiver morno, retirar do papel e servir.  Pode ser guardado em um prato, depois de frio, coberto com película de filme plástico.



Meus comentários:
Como podem perceber, a minha massa não cresceu muito.  Não sei se porque guardei esse fermento em armário perto do forno).  Com isso, eles ficaram parecendo um biscoito, mesmo assim muito bons com o café naquele final de tarde.


Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.