Pular para o conteúdo principal

Figos assados com mel

Figues rôtis au miel é a sobremesa do fim de semana.  Uma caixa de figos na geladeira que não estão muito maduros porque não é época boa deles.  Mas comprei porque estava com saudades da fruta, e resolvi cozinhá-los com algum ingrediente que incrementasse o sabor: escolhi o mel.  E algumas especiarias para deixar aquele cheiro no ar, como cravo em pó e gengibre, grandes parceiros em receitas doces.



Figos assados com mel
  • 4 figos maduros
  • 4 colheres (sopa) de mel líquido
  • 40g de manteiga gelada, cortada em 4 cubos pequenos
  • 4 pitadas de cravo em pó
  • 5 pitadas de gengibre em pó
  • água
Lavar os figos e secar.  Cortar a ponta bicuda da caixa, de forma que ele fique em pé.  Do lado que a fruta é aberta, cortá-la em forma de cruz.  Arrumar cada um deles dentro de um ramequin ou outro pote individual refratário.

Pré-aquecer o forno a 180 graus.


Abrir a cruz do figo e colocar dentro um pedacinho de manteiga, salpicar com cravo em pó e gengibre.  Regar com o equivalente a 1 colher de mel e arrumar os potinhos dentro de uma assadeira, para ir ao forno.


Colocar para assar por 10 minutos.  Retirar a assadeira do forno, regar cada potinho com um pouco de água (caso estejam ficando muito secos) e devolver a assadeira para o forno, deixando assar por mais 5-10 minutos.


Retirar os figos do forno e servir.



Minhas sugestões:

Servir os ramequins sobre um prato de sobremesa forrado com um guardanapo (para não escorregar ou esquentar o prato), acompanhado de uma bola de sorvete de creme arrumada em taça separada, ou ramequin bem pequeno.  Sirvo o sorvetes nos potes da foto.


Ramequin de cerâmica feito a mão




Comentários