Pular para o conteúdo principal

Risoto de ameixa seca

Estive com visitas para almoçar no Carnaval, tinha que improvisar um almoço.  Foi lembrando de uma grande amiga que não gosta de cozinhar (mas que está cozinhando bastante ultimamente) que optei pelo risoto por ser rápido e prático.  Tinha uma caixa de ameixas secas Sunsweet - são super doces - dentro do armário.  No dia anterior, folheando um livro italiano de receitas bati o olho em uma foto de risoto com ameixa seca e maçã que me conquistou.  Achei que a maçã seria demais aqui, então usei somente as ameixas.  O resultado ficou surpreendente: a cor era a mesma da foto do livro e o sabor ligeiramente adocicado estava na medida.  Este um de meus melhores risottos!


Risoto de ameixa seca
  • 200g de arroz carnaroli ou arborio
  • 1 a 2 litros de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 taça de vinho branco seco
  • 1 cebola grande picada em pedaços visíveis
  • 1 dente de alho triturado invisível
  • 4 amixas secas cortadas em pedaços pequenos
  • 30 a 50g de manteiga
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de sal
Ligar o fogo alto e refogar a cebola no azeite, sem deixar dourar.

Acrescentar o alho e misturar por 1 minuto. Colocar o arroz e misturar para absorver o óleo, e começar a soltar o amido. Colocar a taça de vinho e mexer até quase secar.  Coloque uma pitada mínima de sal.

Jogar a primeira leva de água, aproximadamente 3 conchas, misturar e abaixar o fogo.  Ficar misturando, supervisionando enquanto o caldo é absorvido pelo arroz.  Na segunda leva de água, jogar as ameixas com 2 a 3 conchas de água, sempre mexendo.  A ameixa vai cozinhando junto do arroz.

Verifique o ponto: se o arroz ainda estiver duro, jogue mais água.  Conte aproximadamente 1 litro para essa quantidade de arroz, mas tudo depende da panela e do fogo, médio.  O arroz deve estar ligeiramente al dente para estar considerado pronto.

Desligue o fogo, traga a panela para perto de você, coloque a manteiga e continue mexendo até ela derreter.  Coloque então o queijo e mexa até ele ficar derretido e puxa-puxa.

Não acabou aqui e esse é o segredo: coloque mais uma concha de água por cima, feche a panela, e espere 5 minutos antes de servir, sem mexer nele durante esse tempo.

Explicações básicas sobre risotto:

A água deve ser colocada aos poucos, 1 a 2 conchas de cada vez, mexendo entre cada acréscimo, até ela quase secar.  Conte, para isso, 15 a 30 minutos, dependendo da quantidade de arroz que for fazer.

Não uso caldo industrializado, uso somente água. Se você achar que deve continuar usando o caldo industrializado, soube hoje que ele ajuda a aumentar o colesterol...  eu já tinha desistido do cubinho antes de saber disso. 

Arroz tem que ser carnaroli ou arborio porque são os que tem um teor de amido bem alto, e que deixam o risotto cremoso.

Fiz esse risotto acompanhado de um roast beef acebolado  (receita clique aqui ) e uma salada simples.

Comentários