Pular para o conteúdo principal

Como lavar alface e outras hortaliças

Post de utilidade pública, já que eu estava fazendo o mesmo na minha cozinha...  A alface é uma das hortaliças mais consumidas aqui em casa e as compro na feira (raramente quando tenho tempo) ou no Hortifruti.  Eu as guardo imediatamente na geladeira, protegidas por saco plástico, mas antes do consumo são exaustivamente lavadas.

Uso um centrifugador de folhas, onde as deixo de molho e depois escorro a água com vinagre.  No fim, faço o mecanismo rodar as folhas, que centrifugam a água, e a salada sai quase sequinha.



Explicação óbvia: as verduras estão imundas quando chegam em nossa casa!  Fui ler recentemente sobre o assunto e ressaltam que as mesmas passam pelo menos por 20 mãos antes de chegarem às nossas, somando assim o número de bactérias que se depositam nas folhas, além daquelas que vieram de sua colheita.

Para iniciar, destaco as folhas e lavo sob água corrente uma a uma, eliminando toda a sujeira, como terra e pequenos pontinhos pretos (alguns parecem bichinhos...).  A parte escurecida, oxidada, também deve ser descartada, ela contamina o resto das folhas.  Mas quem pensa que acaba por aí, está muito enganado!  Agora é que vem a limpeza.

Coloco de molho em grande quantidade de água com hipoclorito de sódio ou vinagre de vinho (uso a segunda opção) por uns 15 minutos.  Agora sim, está limpa.

Recomendo as etapas acima, para um organismo saudável!  Bom domingo.


Comentários