Pular para o conteúdo principal

Clafoutis de aspargo

Hoje pela manhã acordei disposta a dar uma boa caminhada antes de começar a fazer o almoço.  Comecei arrumando a casa, fui ficando cansada, e a caminhada sambou.  Em direção à cozinha, lembrei que a geladeira estava lotada de legumes que não foram usados semana passada e que hoje teriam que ser usados.  Retirei os aspargos que tinham sobrado do dia em que fiz risotto, tinha ainda alho poró, tomate cereja, cebola.  Decidi fazer uma receita com tomate cereja e queijo emmental.  Lendo sites de receitas, acabei me encantando por um clafoutis aux asperges e o tomate foi para a salada.  Excelente escolha!


Clafoutis de aspargo
:: 2 ramequins individuais
  • 5 aspargos verdes, firmes
  • 100ml de creme de leite fresco
  • 50g de queijo emmental ralado grosso
  • 1/3 xícara de leite
  • 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 1 pitada de cominho (kummel) em pó
  • sal e pimenta do reino
Pré-aquecer o forno a 190 graus.

Lavar e descascar os caules de aspargo com um descascador de legumes (lâmina), descartar 1cm da base do aspargo e cortar o restante em bastões de 2cm cada.  Se o aspargo for muito grosso, diminua para 1cm.

Espalhar no fundo dos ramequins, ocupando até metade da profundidade.  Cobrir com o queijo emmental ralado todos os aspargos, formando uma camada generosa.  

Colocar os ovos em um bowl e bater com um fouet  rapidamente como uma omelete.  Em um outro recipiente, misturar o leite com a farinha de trigo e dissolver com o fouet até a farinha desaparecer.  Juntar ao bowl com os ovos batidos.  Acrescentar o creme de leite, colocar uma pitada de cominho, pimenta do reino e sal.  

Misturar tudo com o fouet e despejar por cima do queijo nos ramequins, até atingir a borda.  Não é preciso colocar manteiga por cima, como o creme de leite fresco tem 30% gordura, ele já vai ficar dourado.

Colocar os ramequins em um tabuleiro fundo, que já esteja com 1 dedo de água fervendo.  Colocar os ramequins na água, com cuidado para não respingar, e levar ao forno.  O clafoutis deve ser assado lentamente em banho-maria para que não fique ressecado.  

Comentário
O clafoutis vai crescer como se fosse um souflé, e depois vai abaixar no centro.  Não se preocupe, isso é normal.


Comentários