Pular para o conteúdo principal

Morangos em taça

Encontrei mais uma receita de morangos feitos com creme e colocados dentro de uma taça.  Eu achei bem interessante a mistura de damasco e chocolate - azedinho e doce. Não fiz ainda, mas como tinha essa foto de belos morangos com creme e pistache, usei no post.



Morangos em taça
(adaptação do livro Le Cordon Bleu Pratos de Verão)
  • 350g de morango
  • 60g de açúcar
  • 50ml de Kirsch ou Grand Marnier
  • 425ml de creme de leite fresco
  • algumas gotas de essência de baunilha
  • 2 colheres (sopa) de geléia de damasco
  • 100g de chocolate amargo em pedaços
Lavar os morangos, enxugar e guardar 3 para decoração.  Retirar as folhinhas e cortar ao meio, ou mais se forem muito grandes, colocar em uma tigela e adicionar açúcar e licor.  Misturar bem, cobrir com filme plástico e colocar na geladeira de um dia para o outro.

Bater ligeiramente o creme de leite com a essência de baunilha, adicionar metade dos morangos, e continuar a bater até obter um preparado espesso e firme.  

Distribuir os morangos em 6 taças de vidro grandes (aprox. 180ml) e cobrir com o preparado de creme de leite até enchê-las.  Colocar na geladeira por 30 minutos.  

Colocar a geléia e duas colheres (chá) de água em uma panela pequena, levar ao fogo até ferver.  Corte os 3 morangos reservados ao meio, pincele com a geléia e deixe esfriar.  Decorar cada taça com uma metade de morango.

Encher uma panela com água até a metade e ferver.  Retirar do fogo e colocar uma tigela pequena com o chocolate em pedaços dentro, mexendo até ele derreter (banho-maria).  Fazer pequenas folhas com o chocolate derretido, espalhando o chocolate sobre um tabuleiro forrado de papel manteiga e levado por 5 minutos no congelador.  Para servir, separar o papel do chocolate com cuidado para não partir.

Minha sugestão para essa receita:  fazer essas lâminas de chocolate dessa maneira dá muito trabalho.  Tentei uma vez, e não deu certo...  Melhor raspar a barra de chocolate de confeiteiro com a lâmina larga do ralador, como se fosse uma lasca.  Usar isso para enfeitar.

Comentários