Pular para o conteúdo principal

Pão de batata caseiro

Amiga resolveu fazer pão de batata em casa.  Tentou uma primeira vez, não deu certo.  Insistiu uma segunda vez e..  ficaram incrivelmente macios.  São ligeiramente adocicados e imagino que ao sair do forno estivessem irresistíveis, pois eu comi no dia seguinte e estavam realmente muito bons!  Recebi a foto e a receita, de presente.



Pão de Batata Caseiro
  • 1 lata de leite condensado (ver abaixo)
  • 2 saquinhos de fermento para pão seco
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de manteiga (pode ser com sal)
  • 2 ovos
  • ½ kg de batata cozida amassada ou abóbora
  • 1 colher de café de sal
Pré-aquecer o forno a 200-220 graus nos últimos 20 minutos de crescimento da massa.
Cozinhar a batata e espremer ainda quente. Esperar o purê esfriar e misturar a manteiga, leite condensado, ovos e o sal.   

Misturar o fermento seco na metade da farinha e juntar aos poucos no resto dos ingredientes.  Colocar o restante da farinha até dar o ponto de amassar.  Ainda vai grudar um pouco na mão, mas não muito. Não sove a massa.  Deixe a massa descansar por 30 minutos.  

Untar as mãos e fazer bolinhas de 6 cm de diâmetro. Colocar em forma untada e enfarinhada espaçadas de 4 cm (no mínimo 2 cm).  Deixar descansando por mais 1 hora.  Pincele os pães com uma mistura de gema com um pouquinho de água.  

Colocar no forno e deixar cozinhar até ficarem dourados, aproximadamente 20-30 minutos.  Os pães podem ser recheados com queijo, presunto, peito de peru. Não use nada que tenha molho.

Modificações feitas pela amiga:
Na falta de leite condensado, preparar um caseiro: um copo de leite em pó e 5 colheres de sopa de açúcar + um pouco de água só para dissolver e ficar com a consistência de leite condensado.

Comentários