Pular para o conteúdo principal

Frango grelhado thailandes

Esse frango grelhado é originário do nordeste da Thailandia, perto do Laos, região famosa pelo uso de ervas.  O nome do prato é Kai yaang: o frango é marinado e grelhado lentamente para os sabores se caramelizarem na superfície.  As receitas apresentadas nesse livro serão adaptadas a um sabor menos picante, pois não gosto de comida apimentada.

crédito foto: Wikimedia Commons by Takeaway


Frango grelhado thailandes
(adaptado do livro Comidinhas Orientais)
  • 2 talos capim limão (o miolo) bem picado
  • 1/2 colher (café) sal
  • 1 colher (chá) açúcar
  • 3 dentes de alho
  • 3 ramos de coentro bem picados
  • 1 colher (café) de pimenta do reino em grão
  • 1 colher (sopa) de molho de peixe (ou shoyo)
  • 4 peitos de frango com a pele, cortados em quatro
  • 4 coxas de frango com pele e desossadas, cortadas ao meio
No pilão, bater o capim limão com sal e açúcar, fazendo uma pasta grossa. Juntar o alho e o coentro e bater mais.  Adicionar a pimenta do reino e socar até formar uma pasta quase lisa.  Juntar o molho de peixe (ou shoyo) e misturar.  Esfregar por todo o frango com a pasta e deixar marinando na geladeira por pelo menos 2 horas.

Pré-aqueça a grelha até ficar quente.  O frango é assado lentamente para manter o sabor salgado defumado e para caramelizar.  Para isso, a brasa não pode ser forte e ele deve ser deixado na parte da churrasqueira mais longe do calor.  O frango deve ser virado a cada 3 minutos para não queimar, dourar por fora e cozinhar por dentro.

Meus comentários:
Para quem gosta bem apimentado, receita do livro é com os seguintes ingredientes:

4 talos de capim limão (eu entendo que é erva cidreira, mas confira com feirante, barraca de ervas), 1 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de açúcar, 6 dentes de alho, 6 ramos de coentro, 1 colher (sopa) pimenta do reino em grãos amassadas com a lateral da faca, 1 colher de sopa de molho de peixe (casa produtos orientais, tipo Casa Vitana).

Servir o frango com a geléia abaixo:

Molho Nam Jaew (sem a pasta de camarão tostada)
Com tesoura, corte a tampa superior de 3 pimentas secas grandes e corte no meio. Retire as sementes e coloque numa vasilha e cubra com água fervente, deixando por 30 minutos até amolecer.  Pique bem a pimenta deixada de molho.  Com um pilão, amasse a pimenta com 1/2 colher chá de sal, 1/2 colher chá de açúcar, formando uma pasta.  Acrescente 2 cebolas roxas pequenas bem picadas e 2 dentes de alho e continue a amassar. Junte 2 colheres sopa de polpa de tamarindo (receita abaixo), 1 colher sopa de molho de peixe e 2 colheres sopa de água.  Isso faz um molho espesso, tipo geléia, para comer com o frango.

Polpa de tamarindo
O tamarindo é muito comum no Nordeste e sua polpa é grudenta e fibrosa.  É vendido fresco em alguns mercados e feiras, ou em polpa, só que diluído em água.  Para retirar a polpa do tamarindo, coloque as vagens de molho em água quente até cobrir. Deixe de molho por 1 hora e depois raspe a polpa, jogando fora sementes e parte fibrosa. Junte um pouco se água à pasta para obter uma polpa cremosa. Coloque em vidro hermético na geladeira por 1-2 semanas.

Comentários

  1. Adoramos pimenta! Quais vc retirou da receita? Capim limão é erva cidreira? Obrigada, Elizete

    ResponderExcluir
  2. Elizete, acho que capim limão e erva cidreira são a mesma coisa. Quanto às pimentas, coloquei a receita inteira no post.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas ou recados para mim.
Eles são lidos antes de publicados. Obrigada.