Pular para o conteúdo principal

Crumble de maçã e granola

Uma receita de crumble diferente da versão original, cuja crosta é feita de manteiga, farinha e açúcar. Receita deliciosa para fazer rapidamente como sobremesa de fim de semana, que deve sair do forno diretamente para a mesa.  Com direito a folha de hortelã como enfeite, quando eu tinha um vasinho na sala, que foi descartado por causa do cheiro intenso e doce que atraía mosquito.


Crumble de granola
:: 4 pessoas
  • 3 maçãs grandes e duras, descascadas e cortadas em cubo
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • mel
  • 8 colheres (sopa) de granola
Em uma panela pequena, em fogo baixo, colocar para derreter a manteiga, juntar os cubos de maçã e o açúcar.  Cozinhar, mexendo para não grudar, as maçãs até ficarem levemente macias.  Não deixar amolecer.   Retirar da panela e dividir em 4 refratários individuais.  A caldinha que ficou no fundo da panela também deve ser dividida pelos 4 potinhos.

Igualar a superfície com uma colher e salpicar 2 colheres de granola em cada ramequin, até cobrir a superfície, e regar com um filete de mel por cima da granola.  Levar ao forno para assar e tostar a granola, sem deixar escurecer.  Servir com uma bola de sorvete de canela com passas.

Retirar o crumble do forno e colocar, por cima, uma bola de sorvete de creme e servir imediatamente, para o sorvete não derreter.

Se o crumble tiver saído do forno mais cedo, reaquecer por 30 segundos no microondas antes de colocar o sorvete por cima.

Comentários