Pular para o conteúdo principal

Bûche choco-café com damasco e Feliz Natal



A história da bûche de Noel é muito antiga e merece ser contada, pois faz parte da tradição francesa de Natal.  Durante muitos séculos, existia o hábito de se colocar, na véspera do Natal, um tronco para queimar na lareira lentamente, que durasse no mínimo 3 dias.  Deveria ser de uma árvore frutífera, para garantir uma boa colheita no ano seguinte e suas cinzas eram espalhadas nesses campos para fertilizar a terra.

Com o desaparecimento das grandes lareiras, a tradição do tronco queimado foi diminuindo, e a criaram uma sobremesa com esse nome; dizem que foi na região de Poitou-Charentes no séc. XIX.  A bûche (tronco) era uma génoise (massa de bolo sem manteiga) na base, perfumada com café, chocolate ou licor, que era depois enrolada para ficar no formato do tronco, e depois era recoberta com uma camada de creme de manteiga.  Hoje, elas não são somente enroladas, mas são preparadas em formas compridas e arredondadas, para dar o formato do rocambole original, feitas em camadas diferentes.

Contada a história, olhei receitas e mais receitas de bûche e escolhi a minha combinação, que pudesse agradar às pessoas que irão comer.  Uma camada de mousse de café, feita com chocolate branco.  A segunda camada, muito fina, de um doce feito com damasco seco, alguns poucos pedaços.  A terceira camada de mousse de chocolate amargo 70%.  Por fim, uma base de biscoitos franceses molhados no licor de amêndoa Disaronno.


Material:
  • forma retangular de bolo inglês
  • papel manteiga Dover
  • filme plástico alimentar
Mousse de café
  • 200g de chocolate branco (de cobertura ou em pastilhas)
  • 1/4 saco de gelatina incolor em pó
  • 2 colheres (chá) de café solúvel Nescafé
  • 1/2 caixa (100ml) de creme de leite
Colocar o chocolate branco em um pirex fundo (vidro ou louça) e derreter no micro-ondas por 1 minuto.  Se preferir, colocar o pirex em banho maria dentro de uma panela com água quente e esperar derreter.

Colocar o creme de leite em uma leiteira e colocar para esquentar.  Quando estiver quente (sem ferver), desligar o fogo, misturar o café granulado e misturar até dissolver. Podem ser colocados juntos, creme e nescafé em uma caneca no micro-ondas por 30 segundos.

Colocar a gelatina em pó em uma xícara com 1 colher (sopa) de água e dissolver no micro-ondas por 20 segundos.  Depejar a gelatina no creme de leite quente e misturar bastante para dissolver totalmente.

Preparar uma forma de bolo inglês, untando as laterais e fundo com manteiga e forrando com papel manteiga Dover (recortar para dar o formato certo).  Deixar abas grandes para fora e usar pregador de roupa para prender).

Colocar o creme de leite no chocolate branco derretido e misturar com uma espátula para juntar as duas misturas, de forma homogênea. Colocar no fundo da forma de pão, forrada, e levar para o congelador para endurecer.

Marmelada de damasco
  • 100g de damasco seco
  • suco de 1/4 limão
  • 50g de açúcar
  • água
Lavar os damascos e partir cada um em quatro. Colocar em uma panela o damasco, açúcar e suco de 1/4 limão e cobrir com água.  Cozinhar por 20 minutos em fogo bem baixo.

Mexer de vez em quando. Verificar se estão cozidos; se a água for secando, acrescentar mais um pouco (manter uma chaleira com água quente) sempre deixando a água na metade do nível do damasco.  Está pronto quando a calda engrossar um pouco.  Colocar na geladeira para gelar.

Colocar uma camada de marmelada de damasco sobre o mousse de café já duro e espalhar com uma colher. Recolocar a forma no congelador.

Mousse de chocolate amargo
  • 200g de chocolate de cobertura amargo 70% Nestlé
  • 1 ovo
  • 1/2 caixa (100ml) de creme de leite
  • 1/4 pacote de gelatina incolor
Colocar o chocolate em um pirex fundo (vidro ou louça) e derreter no micro-ondas - 1 minuto.  Se preferir, colocar o pirex em banho maria dentro de uma panela com água quente e esperar derreter.
Separar a clara da gema.  Bater a clara em neve e reservar.

Quando o chocolate estiver derretido, colocar a gema e mexer com uma espátula rapidamente para incorporar ao chocolate, que vai endurecer rapidamente.

Colocar o creme de leite em uma leiteira e colocar para esquentar.  Quando estiver quente (sem ferver), desligar o fogo. Pode ser colocado em uma caneca no micro-ondas por 30 segundos.

Colocar a gelatina em pó em uma xícara com 1 colher (sopa) de água e dissolver no micro-ondas por 20 segundos.  Depejar a gelatina no creme de leite quente e misturar bastante para dissolver.

Colocar o creme de leite no chocolate derretido e misturar com uma espátula lentamente para juntar as duas misturas, de forma homogênea.  Juntar as claras em neve ao chocolate e misturar com cuidado, levantando a mistura com a espátula para não tirar o ar das claras em neve. 

Despejar sobre o doce de damasco, já endurecido, e espalhar com uma espátula para cobrir todo a superfície.

Montagem
  • 15 palitos franceses de padaria ou 1 caixa de biscoito champagne de açúcar fino
  • 2/3 xícara de leite frio
  • 1/3 xícara de licor de amêndoa (Disaronno ou Amaretto)
Misturar o licor com o leite e colocar em um prato fundo.  Molhar rapidamente os palitos franceses ou demoradamente os biscoitos champagne até ficarem bem molhados e arrumar sobre o mousse de chocolate, afundando para ficar bem compacto.  Completar toda a superfície da forma, que será a base do doce quando desenformado.

Cobrir com um pedaço de filme plástico (para não ressecar com o frio do congelador) e colocar as abas do papel Dover para dentro, compactando todas as camadas.  Levar novamente para o congelador.

Um dia antes de servir, usar uma faca quente (esquentar água, despejar na lâmina e secar com um pano) par descolar as laterais do mousse da forma, e desenformar em um prato de rocambole.

Decorar com power balls, ou cacau em pó (passando numa peneira para ficar regular).  Quem preferir, pode colocar por cima do cacau uma nuvem de açúcar de confeiteiro, para parecer neve.

Feliz Natal !!!

Comentários