Pular para o conteúdo principal

Panna cotta de pistache

Pistache é algo que eu adoro. Gosto tanto que comprei um pote de pasta de pistache de 1.5kg para uso em confeitaria, que vai render muitas sobremesas e bolos verdes super gostosos - costumam chamar de bolo Shrek.  Comecei a usar fazendo panna cotta de pistaches.


Panna cotta de pistaches
:: 6 potes
  • 400ml de creme de leite
  • 300ml de leite integral
  • 2/3 xíc de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de pasta de pistache Fabbri
  • 1/2 pacote de gelatina incolor
Misturar metade do creme de leite, leite, açúcar e pasta de pistache em uma panela média e levar para esquentar. Mexer até dissolver açúcar e pasta de pistache e cozinhar até antes de ferver (3-5 min). Desligar o fogo.

Colocar a gelatina em uma caneca, colocar 3 colheres de água fria e levar para o micro-ondas por 18 seg. Juntar na panela e mexer até dissolver completamente. Passar para um refratário e deixar amornar em cima da pia.

Enquanto isso, bater a outra metade do creme de leite em forma de chantilly, cuidando para não passar muito e ficar oleoso quase manteiga.  Juntar ao creme anterior com o fouet, quando ele estiver quase frio.

Passar para potes individuais e levar para gelar por no mínimo 4 horas. Servir pura ou com uns pistaches enfeitando. Um belo morango por cima , espetado sobre uma bolinha de chantilly também dá um visual fantástico!

Comentários