Pular para o conteúdo principal

Torta fondant de chocolate

Outro dia, minha professora de Pilates disse que tinha feito uma torta fondant de chocolate para levar para uma festa. Fiquei curiosa e fui me informar sobre como seria. Bom, ainda não sei como é a receita dela, mas fiz a minha assim...


Torta fondant de chocolate
  • 1/2 pacote de biscoito Maisena
  • 80g de manteiga em temperatura ambiente
  • 200g de chocolate de cobertura Nestlé amargo 70% (este AQUI)
  • 230ml de creme de leite fresco 35% gordura
  • 1 colher  (sopa) de açúcar

Massa
Pré-aquecer o forno a 200 graus (alto).

Escolher uma forma de torta de 15 a 18cm diâmetro de fundo falso e cortar um papel manteiga do tamanho do fundo. Untar com manteiga o fundo e colocar o papel.

Triturar os biscoitos Maisena no processador até virar farinha. Colocar a manteiga cortada em cubos e bater no processador com a farinha até formar uma farofa embolotada. Despejar na forma forrada de papel e, com as costas da colher, amassar para compactar e formar uma crosta que ocupe o fundo da forma, sem deixar furos.

Assar no forno por 5 minutos até ficar ligeiramente dourado. Mesmo que não esteja duro, retire no tempo certo, ela vai endurecer depois. Deixe esfriar dentro da forma e só prepare o fondant quando a massa e forma estiverem frios.

Fondant
Com um papel toalha, untar a lateral interna da forma e colocar uma tira de papel manteiga colada em toda a volta para facilitar a retirada da forma. 

Picar o chocolate em pedaços pequenos e colocar em um bowl metálico ou de vidro.

Coloque em uma panela pequena o creme de leite e o açúcar para ferver, misturando com uma colher sem parar até que forme bolhas. Desligar o fogo e despejar sobre o chocolate picado. Esperar 3 min sem mexer, só passado o tempo, misture com uma espátula até unir os dois e formar uma calda grossa e escura. Despejar sobre a massa de biscoito.

Colocar na geladeira para gelar por, no mínimo 6 horas. Para desenformar, retire a lateral, depois retire com cuidado o fundo e coloque a torta em um prato, deixando o papel manteiga de baixo. Descole a tira de papel fa lateral do chocolate e sirva.



Meus comentários:
Creme de leite de caixa não serve para essa receita; ele talha ao ser fervido.

Se usar outro tipo de chocolate, terá que ajustar a quantidade de creme. Se for chocolate ao leite, use só 200ml de creme de leite e não coloque açúcar. Esse chocolate já é muito doce.

Comentários