Pular para o conteúdo principal

Sopa de agrião e a cidade de Rouen

Em uma viagem pelo interior da França, passamos por uma feira de produtos locais e uma barraquinha propagava os benefícios do agrião e distribuindo alguns folhetinhos com receitas. Guardei um de cada e o primeiro que experimentei foi a soupe de cresson. Normalmente, todas levam batata e essa foi incrementada com alho poró. Mas se você não tiver em casa, faça sem ele.

Soupe de cresson
(folheto recebido na Foire de Produit Régionaux de Rouen)
  • 1 maço de agrião
  • 3 batatas grandes
  • sal e pimenta do reino
  • água fervendo
  • 1 colher (sopa) de azeite
Lavar o agrião e retirar os caules mais grossos. Se for agrião hidropônico, cortar com uma faca as raízes juntamente com 4 dedos de caule - apesar de serem muito finos, são duros. Reservar.
Descascar as batatas e cortar em cubos grandes. Em uma panela funda, colocar a água, sal e pimenta do reino e esperar ferver. Colocar o agrião, a batata.

Tampar a panela e deixar cozinhando até que as batatas estejam desmanchando e o agrião completamente murcho e cozido. Desligar o fogo, esperar amornar e bater no liquidificador. Com o azeite e acertar o sal.

Na hora de servir, recolocar na panela e esquentar em fogo baixo, mexendo para não colar no fundo da panela.
Rue du Gros Horloge - Crédito: Wikimedia Commons

Rouen
Rouen é uma cidade da Normandia cheia de atrações. A maior delas é a Cathédrale de Notre-Dame, do século XII onde estão sepultados os antigos duques da Normandia, inclusive o coração do Ricardo Coração de Leão, que amava aquela cidade.  Fama também propagada pelo pintor Claude Monet que em 1890 pintou uma série de 30 quadros da catedral em diferentes estações do ano e horas do dia.  A cidade também é famosa históricamente por ter sido o local onde Jeanne d'Arc foi queimada viva -  a Place du Vieux Marché, e onde ergueram uma pequena igreja em sua homenagem.

Passeie por essas maravilhas no site de turismo de Rouen Monuments.

Comentários