Pular para o conteúdo principal

Crème caramel como os franceses fazem

Nós temos o nosso querido pudim de leite e os franceses tem o crème caramel, que é o pudim deles sem o leite condensado e com baunilha.  Muito gostoso, é só acertar o ponto do caramelo.



Crème caramel como os franceses fazem
(do site Meilleur du Chef)
  • 200gr de açúcar
  • 50ml de água
Colocar o açúcar em uma outra panela pequena, juntar a água e ligar o fogo. Deixar o açúcar cozinhando até formar um caramelo claro, sem mexer. Despejar no fundo de cada ramequin de pudim e deixar endurecer.
  • 1 litro de leite
  • 6-8 ovos
  • 250g de açúcar
  • 1 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de baunilha
Colocar o leite em uma panela pequena. Abrir a fava de baunilha no meio e raspar as sementinhas e colocar no leite. Jogar as favas também. Cozinhar em fogo baixo até ferver. Desligar o fogo e deixar na panela.
 
Colocar em uma saladeira os ovos (se forem muito pequenos, use 8), acrescente o açúcar e bata com o fouet alguns minutos até ficar cremoso. Despejar o leite ainda quente, misturando com o fouet sem parar. Passar a mistura toda em uma peneira para um outro pirex (prefiro a jarra medidora de vidro) e dividir entre os ramequins individuais.

Pré-aquecer o forno a 180 graus. Colocar os potinhos em uma assadeira funda e preencher a assadeira com água fervendo até chegar à metade de cada ramequin para o pudim cozinhar em banho-maria.
 
Assar os pudins no forno já quente por 25-50 minutos - eles estão prontos assim que o centro de cada um estiver já firme. Retirar do forno com cuidado a assadeira inteira e tirar cada pudim da água, secando o fundo do ramequin com um pano de prato. Quando estiverem quase frios, levar para a geladeira para gelar por no mínimo 3 horas.

Na hora de servir, passar a ponta de uma faquinha na borda e virar em um prato de sobremesa.

Comentários