Pular para o conteúdo principal

Pecan Pie ou Torta de nozes pecan

Eu fiz mini pecan pies para ficarem mais graciosas na reunião entre amigos. Poderia ser uma torta grande para fatiar.  Acredite, elas não ficaram nada doces, porque reduzi muito o açúcar das receitas que olhei nos livros e internet, e nessa você vai sentir o gosto das nozes e não de açúcar.

Usei massa folheada em discos e cortei com anel rendado de 58mm, porém o melhor seria ter usado um maior (68mm) para ter mais profundidade e recheio. A receita que vou colocar abaixo dá para uma forma de torta baixa de 22cm de diâmetro.



Pecan Pie
  • 1 massa folhada pronta (inteira ou em quadrados)
  • 100gr de nozes picadas grande
  • 100gr de nozes pecan metades inteiras
  • 2/3 vidro de xarope Karo
  • 4 colheres (sopa cheias) de açúcar mascavo
  • 1 pitada de sal
  • 50gr de manteiga
  • 3 ovos
Colocar o Karo em uma xícara e a manteiga em outra xícara. Derreter a manteiga no micro-ondas em potência média por 30 segundos. Reservar. Depois, esquentar o Karo por 30 segundos - ele tem que ficar mais líquido para incorporar melhor os ovos.

Colocar o xarope Karo em uma saladeira e misturar o açúcar mascavo e o sal, usando um fouet. Colocar os ovos, um de cada vez, misturando com o fouet a cada adição. Por último, juntar a manteiga derretida e misturar novamente, sem bater muito para não crescer.

Com um cortador, cortar os anéis de massa e colocar em cada forminha de mini cupcake untada com manteiga. Se preferir fazer uma grande, abrir a massa na forma de torta de metal.

Picar as nozes grosseiramente e espalhar no fundo da forma, por cima da massa, de maneira uniforme. Arrumar as nozes pecan por cima para enfeitar a superfície da torta. Despejar a mistura de Karo por cima das nozes, cuidando para ocupar toda a torta até perto da borda.

Colocar no forno pré-aquecido a 180 graus para assar por 12-20 minutos, dependendo do tamanho da forma (cupcake é mais rápido). Ela está pronta quando a massa estiver dourada e a superfície do recheio ter inchado e ficar com aspecto brilhoso e firme.

Esperar esfriar totalmente antes de servir, mas não deve ser colocada na geladeira para não amolecer a massa folhada.

Pecan pie feita pelo amigo Marcelo

Comentários