Pular para o conteúdo principal

Soufflé de legumes

Fazer soufflé dá um certo trabalho mesmo, mas o resultado é tão saboroso, que vale a pena! Fiz o meu de cenoura e abóbora caipira, que eram os legumes da geladeira, mas poderia ser com outros legumes, como abóbora, ervilha, batata e bacon... 


Soufflé de legumes
  • 3 cenouras médias
  • 1 abobrinha caipira
  • 2 ovos
  • 50gr de queijo parmesão em tiras
  • 50gr de amêndoas
  • 500ml de leite
  • 50gr de manteiga
  • 50gr de farinha de trigo
  • sal e noz moscada
Descascar a cenoura e cortar em cubos médios. Descascar a abobrinha, retirar o miolo de sementes e cortar a polpa em pedaços médios. Colocar água para ferver, e quando estiver borbulhando, colocar 1/2 colher (café) de sal e colocar a cenoura para cozinhar. Após 10 minutos, juntar a abobrinha e cozinhar por mais 10 minutos, até que os legumes fiquem macios. Escorrer a água, colocar em uma saladeira grande e amassar com amassador de batatas ou garfo. Salpicar por cima um pouco de sal e noz moscada, para acertar o tempero. Reservar.

Em uma panela pequena, preparar o béchamel: colocar a manteiga para derreter em fogo baixo e juntar a farinha de trigo. Com um fouet, misturar os dois e mexer por 3 minutos para cozer a farinha. Acrescentar o leite frio, sal e noz moscada e misturar rápida e continuamente, até o molho engrossar como mingau fino. Desligar o fogo.

Bater as amêndoas rapidamente no processador para fazer uma farofa grossa. Usei amêndoa sem casca. Untar pirex ou ramequin individual com manteiga e colocar a amêndoa em pó, virando as bordas para ela grudar no fundo e laterais - ela ajuda o soufflé a subir nas laterais.

Separar as claras das gemas e bater as claras em neve firmes, na batedeira. Reservar.

Juntar aos legumes o queijo, as gemas e o béchamel. Misturar com uma espátula. Juntar 1/3 da clara em neve e misturar de baixo para cima com espátula. Juntar o resto da clara em neve e misturar delicadamente para não perder o aerado.

Despejar a massa de soufflé nas formas untadas e com amêndoa, dar umas batidinhas com o fundo da forma na pia para acertar a superfície e levar ao forno bem quente para assar por 20 minutos ou até que a crosta fique dourado escuro. Servir imediatamente.

Comentários