Pular para o conteúdo principal

Cheesecake sem assar de mirtilo

Cheesecake não é uma sobremesa comum de se ver nas casas, mas é tão absurdamente simples que as pessoas deveriam tentar fazer. Dessa vez eu fiz um cheesecake de mirtilo, essa frutinha preta que tem aparecido em pequenas caixinhas nos mercados e feiras e que não tem um sabor azedinho como as outras berries.  Ela deve ser feita em etapas, mas elas são muito rápidas e o sucesso é garantido: de aparência, de sabor e de satisfação.

Fui para a opção mais rápida, comprando geléia de mirtilo, que foi diluída para ficar mais fluida, e as frutas foram somente lavadas e usadas para decorar.



Cheesecake sem assar de mirtilo
:: forma 24cm de abrir ou fundo solto

  • 150gr de biscoito Maisena ou amanteigado
  • 75gr de manteiga derretida
  • 300gr de creamcheese
  • 150ml de creme de leite fresco bem gelado
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 colheres (chá) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de água gelada
  • 2/3 pacote de gelatina em pó sem sabor (8gr)
Triturar no processador os biscoitos até formar uma farofa. Derreter a manteiga, misturar com o biscoito moído. Colocar essa farofa úmida na forma de fundo solto untada e  forrada com disco de papel manteiga. Usando as costas de uma colher grande, amassar a farofa até formar uma massa compacta. Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus por 8-10 minutos e dourar. Retirar do forno e esperar esfriar antes de começar a preparar o recheio - aproximadamente 1 hora.

Bater o creme de leite fresco gelado e metade do suco de limão na batedeira elétrica até formar um chantilly leve. Não bater demais - assim que o batedor fizer um "rasgo" no creme, está pronto. Reservar em um pirex.

Colocar no bowl da batedeira o creamcheese com o açúcar e a essência de baunilha e bater até amolecer. Juntar ao chantilly e bater juntos por 30 segundos. Colocar em uma xícara a outra colher de suco de limão e a água gelada. Acrescentar a gelatina sem sabor e esperar hidratar por 2 minutos. Levar ao microondas para derreter por 20 segundos. Acrescentar a gelatina sem sabor dissolvida no creme e bater por 30 segundos somente para misturar bem.


Despejar o creme sobre a massa de biscoitos já assada e fria e acertar a superfície com uma espátula. Colocar na geladeira para gelar por no mínimo 4 horas.

Para desenformar, colocar no congelador por meia hora, retirar a torta da forma, e escorregar o fundo com papel e tudo para um prato de servir. Deixar fora da geladeira por meia hora antes de servir.

Comentários