Pular para o conteúdo principal

Frango façon stroganoff (sem ketchup ou tomate)

Ultimamente tenho preferido comer peito de frango de alguma forma picado e com molho pois ele grelhado me lembra comida de restaurante durante dia de trabalho. Quando o peito é cortado em cubos ou tiras, ele fica macio e saboroso, enquanto que quando é grelhado inteiro, se não consumido imediatamente, fica muito ruim.

Ketchup é um ingrediente que só era comprado lá em casa quando se fazia estrogonofe. Até que descobri que o verdadeiro stroganoff não leva ketchup, mas páprica. Muita páprica. Eu uso a doce porque não gosto de comida apimentada, mas acredito que o equilíbrio esteja em misturar as duas (o que não foi o caso aqui). Nessa última vez que fiz, coloquei pimentão amarelo, que tem um sabor suave e não esqueci dos champignons de Paris.






Frango façon stroganoff (sem ketchup ou tomate)
:: 4-6 pessoas
  • 2 peitos de frango desossados e sem pele
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho triturado
  • 1/2 pimentão amarelo picado em cubos (sem sementes)
  • 1 vidro de champignon de paris lavado e escorrido
  • 1 colher (sopa) de páprica doce
  • 1 caixa de creme de leite (200ml)
  • suco de 1 limão espremido
  • sal e pimenta do reino
Descascar e picar a cebola. Triturar o alho. Cortar o pimentão ao meio, tirar o miolo, sementes e filamentos brancos. Cortar em cubinhos pequenos. Abrir o vidro de champignon e escorrer a água, lavar com água corrente. Se forem grandes, cortar ao meio cada. Reservar os 4 ingredientes.

Cortar cada peito em tiras de 3cm de largura e fatiar cada uma em diagonal, fazendo tirinhas de frango. Colocar em um pirex e espremer o suco do limão por cima, temperar com sal e pimenta do reino.

Colocar uma panela larga com o óleo para esquentar. Refogar a cebola e o alho, sem pegar cor. Acrescentar o pimentão e refogar por mais 2 minutos. Juntar as tiras de frango (sem o suco de limão que ficou no fundo do pirex) na panela, espalhando por cima das cebolas. Esperar dourar por baixo antes de virar as tiras de frango.

Quando todo o frango estiver cozido por fora, salpicar por cima a páprica e misturar.  Acrescentar o champignon e tampar a panela. Deixar cozinhando alguns minutos para formar um molho. Quando este ficar muito grosso e começar a secar, acrescentar 1/2 xíc de água fervendo para fazer mais molho e permitir o cozimento completo das tiras de frango (uns 10 min em fogo baixo).

Quando o molho voltar a engrossar, provar e temperar com sal e pimenta do reino, colocar o creme de leite, misturar e cozinhar somente mais um pouco em fogo bem baixo, para o creme não talhar.

Comentários