Pular para o conteúdo principal

Maçã assada com vinho do Porto e açúcar mascavo

Nas receitas anteriores que assei maçãs no forno, eu não usei açúcar; elas eram doces pelo açúcar natural da fruta. Essa receita de maçã assada com vinho do Porto e açúcar mascavo é uma receita típica portuguesa, leva açúcar, porém não fica doce demais. Comi essas maçãs (maravilhosas) em um restaurante de Lisboa chamado A Licorista.


Maçã assada com vinho do Porto e açúcar mascavo
  • 5 maçãs
  • 5 colheres (café) de açúcar mascavo
  • 5 colheres (café) de manteiga
  • 5 paus de canela
  • 5 colheres (sopa) de vinho do Porto
  • um pouco de água para completar no pirex
Retirar os miolos das maçãs usando um descaroçador ou faca com ponta, deixando o fundo do miolo ainda fechado.  Dar 2 cortes laterais em cada maçã, para a casca poder expandir. Arrumar as maçãs em um refratário e colocar dentro de cada buraco uma colher de açúcar, um pedacinho de manteiga e regar com o vinho do Porto - uma colher em cima de cada maçã. Parte do vinho vai escorrer para fora das maçãs, colocar um pouco de água no pirex para não ficar seco.

Assar em forno quente (200 graus) por 30 minutos, retirar do forno e cobrir as maçãs com uma folha de papel alumínio. Se o líquido no pirex estiver secando, colocar mais um pouquinho de vinho do Porto e água, e levar para assar mais 15 minutos cobertas. Retirar do forno e esperar amornar antes de servir. Pode acompanhar uma bola de sorvete de creme salpicado de canela em pó.

Comentários