Pular para o conteúdo principal

Tarte fine de figo com amêndoa

Gosto muito de figos, mas o que encontramos ultimamente estão sem uma polpa vermelhinha saborosa. Fiz então uma tarte fine, aquelas tortas de fruta sem recheio cremoso. Sobre uma camada de amêndoa, a fruta assa sem ensopar a massa folhada. E complemente com figo cristalizado para adocicar. Cortei em rodelas mas em pedacinhos pequenos distribuídos pela torta ficará mais saboroso.


Tarte fine de figo com amêndoa

  • 1 disco de massa folhada (usei Arosa 26cm)
  • 1 caixa de figo roxo
  • 3 figos cristalizados
  • 1/4 xíc de açúcar cristal
  • 100gr de amêndoa
  • 1 ovo pequeno

Pré aquecer o forno a 210 graus. Tirar a massa folhada do congelador e descongelar por 20min.  Fatiar os figos em rodelas, descartando os cabinhos. Cortar os figos cristalizados em pedaços pequenos.

No processador, triturar as amêndoas junto com o açúcar cristal. Em uma saladeira abrir um ovo pequeno e bater com um garfo para misturar clara e gema. Juntar a amêndoa triturada com açúcar e misturar, formando uma pasta. Essas amêndoas vão absorver os caldos da fruta assada (serve para qualquer fruta suculenta).

Abrir a massa folhada sobre uma assadeira forrada de papel manteiga. Cobrir a massa com o creme de amêndoa e ovo, deixando 1 cm da borda livre para a massa crescer. Espalhar as rodelas de figo sobre a massa e, por cima delas, os pedaços de figo cristalizado.

Levar para assar em forno bem quente por 30 min verificando de vez em quando. A torta está pronta quando a massa estiver dourada.

Comentários