Pular para o conteúdo principal

Fondant de chocolate mega amargo

Eu já tinha uma receita de fondant de chocolate meio amargo (clic) e que é deliciosa. Agora, comprei chocolate belga amargo, 70% de sólidos de cacau, e aqui não existe leite e açúcar para amenizar; é chocolate intenso do começo ao fim. Encontrei a receita de fondant de chocolate mega amargo no jornal francês TF1 e como ele passa pelo forno muito rapidamente, foi a receita que me animou nesse dia de calor intenso. Acabei mexendo na receita, porque me pareceu muito pouco açúcar...


Fondant de chocolate mega amargo
(adaptada do site da rede de tv TF1)
:: 8-10 pessoas
  • 200gr de chocolate 70% (Callebaut ou Barry Ocoa)
  • 200gr de manteiga
  • 4 ovos
  • 100gr de açúcar (original era 60gr)
  • 50gr de farinha de trigo
Ligar o forno a 200 graus. Ferver uma chaleira de água. Forrar uma forma de bolo inglês com papel manteiga. 

Colocar o chocolate em um bowl com a manteiga cortada em cubos. Derreter no micro-ondas em 3 etapas de 30 seg, retirando o bowl do forno para mexer com espátula entre cada etapa. Dependendo da potência do forno, o chocolate derrete em 2 etapas de 30 segundos.

Quando estiver bem derretido e misturado na manteiga, juntar o açúcar e mexer com espátula e deixar esfriando sobre a pia.

Colocar 4 ovos em um outro bowl (abrir cada ovo separado em uma xícara para ver se ele está fresco) e bater com fouet (batedor de arame) até ficar com aspecto de omelete. Sem parar de mexer, juntar o chocolate derretido e misturar bem aos ovos com o fouet. Por último, colocar a farinha, misturar até ela desaparecer, sem bater muito. 

Colocar a massa na forma forrada, colocar água fervendo até 1/3 de um tabuleiro fundo, colocar a forma no centro e levar ao forno pré-aquecido para assar por exatos 18 minutos. Desligar o forno e deixar a forma dentro como está por mais 15 minutos. Passado esse tempo, tirar do forno, e deixar a forma esfriando sobre uma tábua (sem o tabuleiro do banho maria) até esfriar e levar para congelar por 1 hora.


Retirar da forma, virando sobre um prato e retirar com cuidado o papel. Deixar na geladeira por mais 3-6 horas antes de servir (o recheio cremoso deve ficar bem gelado). Melhor acompanhando uma bola de sorvete de creme.

Comentários