Pular para o conteúdo principal

Risotto alla milanese, o risoto de açafrão

Diz o Wikipedia que "risotto na Itália é normalmente servido como primeiro prato, antes do prato principal mas o risotto alla milanese é sempre servido junto com o ossobuco alla milanese". Esse risotto é preparado com açafrão e caldo de carne e servido como acompanhamento de carne.

Vou passar a receita italiana, diferente do meu refogado que foi feito no azeite. Se fizer assim, corte a manteiga pela metade e use um pouco de azeite.


Risotto alla milanese
:: 4 pessoas
  • 320gr de arroz Carnaroli ou Arbório
  • 60gr de queijo parmesão ralado
  • 60gr de manteiga (eu fiz com 2 colh azeite e 30gr manteiga)
  • 1 1/2 litro de caldo de carne
  • 1 cebola pequena
  • 1 papelote de açafrão
Picar a cebola. Colocar metade da manteiga em uma panela de fundo largo junto com a cebola e refogar até ela ficar transparente. Juntar o arroz e mexer até todos os grãos ficarem envolvidos em óleo. Começar a contar o tempo: 19 minutos para ficar pronto a partir daqui.

Colocar 2 conchas de caldo de carne, e cozinhar mexendo até parte do caldo evaporar mas o risotto não secar. Continuar colocando o caldo de 2 em 2 conchas e sempre mexendo o arroz para soltar o glúten e ele ficar cremoso. Na terceira adição de caldo, colocar o açafrão junto do caldo e continuar mexendo. Guardar 1 concha de caldo para o final.

Quando completado 19 minutos (provar para ver se está quase cozido), desligar o fogo, colocar a manteiga e misturar para envolver todo o arroz. Acrescentar o queijo e misturar vigorosamente para que ele derreta. Colocar a última concha de caldo, tampar a panela e deixar 5 min para o arroz absorver e servir em seguida.

Comentários