Pular para o conteúdo principal

Torta de maçã com massa folhada

A torta é bem simples e faço com o mesmo recheio que uso no strudel. Uma mistura de dois tipos de maçã e especiarias que realçam o sabor. Essa foi de presente para a casa de uma amiga.


Torta de maçã com massa folhada
:: 1 torta de 23cm funda
  • 1 massa folhada pronta (uso Arosa)
  • 4 maçãs fuji pequenas ou 3 grandes
  • 1 maçã verde
  • Suco de meio limão
  • 1/2 xíc de açúcar cristal demerara
  • 2/3 xíc de passas brancas
  • 1 colher (sopa) de maisena
  • 2 colheres (chá) de tempero Apple Pie da Bombay
Pré-aquecer o forno a 200 graus. 

Retirar a massa folhada do congelador para descongelar, o que leva aprox. 20-30 min.

Cortar as maçãs em cubos pequenos, retirando os miolos. Eu deixo com casca porque prefiro.  Regar com suco de limão para não escurecer as maçãs, misturando-as com uma colher para espalhar. 

Acrescentar o açúcar, passas, maisena e o tempero Apple Pie. Misturar tudo com a colher para envolver as maçãs nessa farofa. 

Abrir a massa em uma forma de 22 cm de diâmetro, que não seja de fundo falso. A massa folhada tem que assar em forma metálica. A massa Arosa tem aprox. 30 x 40cm, então uso o quadrado de 30x30cm no fundo da forma e a lateral de 10cm eu corto com um rolo "casa de abelha" e cubro a massa. Uma opção è fazer tiras fininhas desse resto de massa e cobrir a torta em jogo da velha, deixando uns furos. 

Forrar a forma com o pedaço maior da massa, deixando as pontas de massa soltas para fora da forma. Fazer furos com garfo no fundo da massa para ela não inflar. 

Rechear com as maçãs temperadas e cobri com o restante da massa. Levar para assar por 30 min ou até que a massa esteja bem dourada na parte lateral. Eu começo assando na prateleira baixa do forno, para secar a base porque as maçãs soltam água que empapam a massa. Depois de 15 min na parte baixa, subo para a prateleira alta (central no meu forno) e espero acabar de assar. Nesse ponto, uma calde de açúcar grossa se formou, fazendo pequenas bolhas. Quando a massa estiver dourado escuro, a torta está pronta. 

Retirar do forno e desenformar após uns 2 minutos. Se demorar muito, pode colar na forma por causa do açúcar caramelado. Uso uma espátula e uma colher de pau para isso, para não arranhar a forma antiaderente. 

Comentários