Pular para o conteúdo principal

Moelleux de nozes (bolo molhado)

O moelleux de nozes é uma receita de um bolo que não leva farinha, ou melhor, quase. A receita pede 40gr de farinha, que entra aqui só para dar uma liga nas nozes e transformar esses ingredientes em uma espécie de bolo super molhado de nozes. Uma amiga ainda sugeriu servir rodeado de fios de ovos nas festas de Natal ou Ano Novo. A idéia da Malu é genial.


Moelleux de nozes
(do blog Mag'Cuisine)
:: forma redonda de 20cm diâm.

  • 150gr de nozes partidas 
  • 150gr de açúcar cristal ou demerara
  • 100gr de manteiga mole
  • 3 ovos
  • 40gr de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de fermento
  • opcional: fios de ovos e 4 meias-nozes para enfeitar

Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Colocar as nozes no processador para triturar com metade do açúcar até fazer uma farofa fina. Reservar.

Em uma xícara, misturar a farinha de trigo com o fermento. Reservar.

Em uma saladeira, bater a manteiga com a outra metade de açúcar até fazer um creme. Juntar os ovos um a um (abrir antes em uma xícara para verificar se estão bons) e bater até misturar ao creme.

Juntar a farofa de nozes e açúcar e bater. Usando uma espátula e sem bater muito, acrescentar a farinha de trigo com fermento e misturar.

Colocar a massa em uma forma redonda untada (usei de silicone e não untei) e forrada com um disco de papel manteiga do tamanho do fundo e levar para assar por 30 minutos. Retirar do forno e desenformar imediatamente. Retirar o papel manteiga do fundo e desvirar o bolo.

Depois de frio, decorar com fios de ovos em volta e algumas metades de nozes inteiras.

Comentários:
As nozes são oleaginosas ou seja, tem muito óleo. Essa receita fica úmida por causa disso. Porém, também é muito fácil queimar, então precisar ser retirada do forno assim que pronta e imediatamente desenformada antes que o açúcar caramelize.

Comentários