Pular para o conteúdo principal

Sorvete de abacate e banana (diet e vegan)

Esse sorvete eu chamo de diet porque não leva nem gordura hidrogenada (ou qualquer outra gordura), nem creme de leite. E vegan porque não leva ovos ou leite. É adoçado com calda de agave, mas pode ser adoçado com outros ingredientes, você escolhe.

Muito saudável, seria o sorvete ideal para crianças. E rapidíssimo fazer. Já postei receitas de outros sabores: chocolate (clic aqui) e de manga (clic aqui).

O ideal é preparar o sorvete de 1 a 2 horas antes de servir, pois na hora de fazer ele fica quase na consistência perfeita, precisando apenas gelar um pouco antes de servir. No entanto, se for feito com muita antecedência, ele fica duro demais. Aqui não existem ingredientes artificiais que deixem o sorvete sempre cremoso.


Sorvete de  abacate e banana (diet e vegan)
  • 4 bananas maduras mas bem firmes
  • 1 abacate pequeno/médio
  • calda de agave, mel ou xarope Karo (de 1-3 colheres medida de sopa)
Cortar as bananas em rodelas, descascadas, colocar em um pote fechado (plástico ou vidro, tanto faz) dentro do congelador por uma noite.
 
Cortar o abacate em porcões pequenas e colocar também em um pote fechado dentro do congelador por uma noite. No caso do abacate, não empilhar muito pois ele vira uma massa muito compacta, diferente da banana que conseguimos descolar as rodelas.

Na hora de preparar, retirar os dois potes do congelador e esperar 5 minutos antes de processar, senão o processador vai queimar. Passados os 5 minutos (conte no relógio), colocar as frutas no processador juntamente com o xarope de agave (de acordo com o seu gosto, lembrando que o mel deixa um gosto mais acentuado de mel e que o Karo adoça mais que os outros dois).

Ligar o processador na velocidade indicada no aparelho e bater até que fique uma pasta compacta e uniforme. Pode ser preciso abrir a tampa uma ou duas vezes para empurrar com espátula as frutas para baixo. 

Passar para um recipiente de vidro ou metálico (esfriam mais rápido) e deixar no congelador até a hora de servir. Eu gosto de fazer antes de preparar o almoço, mas já comi no dia seguinte - fica bem menos cremoso.


Comentários