Pular para o conteúdo principal

Charlotte de pera

Fiz essa charlotte de pera em dose tripla: três iguais, para otimizar o tempo e oferecer para as 3 festas de aniversário de família naquele mês.

A receita pode parecer demorada, mas é extremamente fácil e parte do caminho pode ser encurtada se você comprar pronta uma compota de pera em calda. Mas essa etapa nem é tão demorada - uma compota de pera leva 10 minutos para ficar pronta. Sugiro que comece a receita pelo creme de confeiteiro, que precisa esfriar. Pode ser feito um dia antes.




Charlote de pera
:: duas pequenas 18cm ou uma de 24cm
Creme de confeiteiro com ovos inteiros

  • 1 litro de leite integral
  • 200gr de açúcar
  • 4 ovos inteiros
  • 60gr de Maisena
  • 1 fava de baunilha ou uma lasca de casca de limão
Abrir a fava de baunilha no sentido comprido e raspar com a ponta de uma faca o conteúdo (pontinhos pretos), colocando-os dentro do leite.

Colocar o leite para ferver com a fava da baunilha aberta ou a casca de limão. Quando ferver, desligar o fogo e esperar o leite esfriar para aromatizar. Retirar a fava de baunilha e/ou a casca de limão.

Colocar os ovos em uma saladeira e bater com o fouet para espumar. Acrescentar o açúcar e a Maisena e misturar novamente até tudo dissolver.

Amornar o leite (sem ferver) e derramar sobre a mistura de ovos, misturando com o fouet sem parar para não cozer os ovos. Devolver todo o conteúdo para a panela e ligar o fogo em chama baixa e cozer mexendo sem parar até o creme engrossar. Passar para uma travessa larga, cobrir com filme plástico em contato com a superfície e gelar até a hora de utilizar na receita.

Compota de pera
  • 4 peras firmes - verdes ainda
  • 1/3 xíc de açúcar
  • água
Descascar e cortar as peras em cubos de aprox 2cm, descartando o miolo e sementes. Colocar as peras em uma panela média, cobrir com água e acrescentar o açúcar. Colocar em fogo médio e quando a água começar a ferver, cozinhar por 15 min até que os cubos estejam ainda firmes. Retirar as peras da calda e deixar esfriar. Não jogar a calda fora, ela será usada para umedecer os biscoitos da charlotte.

Creme chantilly
  • 200ml de creme de leite fresco
  • 1 colher (chá) de suco de limão
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
Em uma batedeira, colocar o creme de leite fresco e bater em velocidade média. Quando começar a espumar, colocar as gotas de limão e metade do açúcar. Aumentar a velocidade e bater mais uns 2 minutos. Colocar o resto do açúcar e bater até o batedor fazer cortes no creme. Desligar a batedeira.


Montagem
  • 1-2 caixas de biscoito champagne (dependendo do tamanho da forma)
  • a calda onde as peras foram cozidas + 1 colher (cá) de licor de amêndoa ou de pera
Bater o creme chantilly e imediatamente juntar o creme de confeiteiro gelado e bater novamente até os dois cremes se unificarem.

Em uma forma de soltar o fundo os biscoitos serão arrumados na vertical depois de molhados na calda saborizada com o licor.  A minha forma é do tipo que vira para desenformar. Se a sua forma for a de fundo que solta, os biscoitos deverão estar com a parte cortada virada para baixo.

Molhar cada biscoito na calda e ir arrumando em pé, um bem colado ao outro sem deixar espaço. Preencher o fundo da forma com pedaços de biscoito (pode ser as pontas que foram cortadas).

Colocar metade do creme de confeiteiro batido com o chantilly e acertar com as costas de uma colher para ficar nivelado. Colocar os pedaços de pera cozidos bem escorridos, de forma que fiquem espalhados sobre o creme. Completar com o restante do creme até a superfície e alisar novamente com uma colher para nivelar.

Levar a forma para o congelador até o dia de servir. Essa charlotte pode ficar congelada dentro da forma por 2 a 3 semanas, sem problema e deve ser retirada do congelador no dia de ser servida.

No dia de servir, retirar a forma da charlotte completamente gelada e deixar a mesma na geladeira. Duas horas hora antes de servir, retirar a mesma da geladeira e deixar sobre a mesa para que as frutas descongelem completamente e voltem a ficar molhadas e saborosas.

Comentários